História pelo Cinema apresenta hoje O Pesadelo de Darwin

Nesta quarta-feira, 24, às 19h, o miniauditório do Instituto de Letras e Artes - ILA sedia mais uma edição da Mostra História pelo Cinema. Desta vez, será exibido O Pesadelo de Darwin (Le Cauchemar de Darwin), documentário realizado em 2004, escrito e dirigido por Hubert Sauper.

O filme, que recebeu vários prêmios, aborda os efeitos sociais e ambientais causados pela indústria da pesca no Lago Vitória, na Tanzânia e seu Lago do Nilo, que exporta uma espécie introduzida no local: a tilápia. Este peixe acaba com as espécies nativas, mas dá lucro a grandes empresas exportadoras, que levam filés do peixe para Europa e traficam armas para as guerras africanas.

Enquanto 500 mil quilos de peixe são levados diariamente para a Europa por avião, o povo da Tanzânia vive na extrema miséria. O conformismo e a desesperança da população transformaram o país num verdadeiro inferno, com prostituição, abandono infantil, crise de fome, violência cotidiana. As cenas são dramáticas e dantescas. É um filme polêmico e realizado com extrema sensibilidade, que estreou em 1º de setembro de 2004, no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Após a sessão, haverá uma conversa informal sobre o filme tendo como convidados Alfredo Martin, professor do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG e a doutoranda Maria Odete Pereira, coordenadora em Educação Ambiental no projeto Larus, do Museu Oceanográfico da FURG.

A Mostra História pelo Cinema acontece toda a quarta-feira, no auditório do ILA e tem como objetivo ver e discutir a produção audiovisual contemporânea que trata dos efeitos da globalização e dos grandes deslocamentos populacionais. É uma realização do ncorpoimgem - núcleo de investigação, coordenada pela artista Claudia Paim, professora do curso de Artes Visuais da FURG.

 

Sujeto: Arquivo