Associação de Pescadores mantém banca de peixe no campus

Uma novidade no Campus Carreiros da FURG, durante a Semana Santa está entre o Centro de Convivência e o Restaurante Universitário: uma banca de venda de pescado fresco e congelado. Trata-se do trabalho realizado pela Associação de Pescadores da Vila São Miguel Apesmi, grupo assistido pela FURG através do Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico Nudese.

A banca foi montada na terça-feira e permanecerá até esta quinta, pelo menos até 13 horas. Através de uma parceria com a associação, o Nudese assim oportuniza o oferecimento de pescado de qualidade e contribui com a comunidade rio-grandina. São oferecidos produtos como siri, filés de traíra, corvina e tainha e ainda tainha fresca e sem vísceras. O camarão, por estar em safra muito reduzida, só será comercializado por encomenda.

De acordo com a engenheira de alimentos Daniela Nogueira, os alunos e professores estão adquirindo os produtos. O movimento está muito bom, afirma. Daniela assessora o Nudese nessa ação.

Para os pescadores Loredi Vinagre Borges e Rubinei Silveira Gonçalves, este presidente da Apesmi, o movimento foi muito bom. Eles mantêm banca em dois locais: na FURG e na sede da associação. No primeiro dia, a procura ainda foi tímida, pois a banca só funcionou pela manhã. Na quarta-feira a venda já foi mais significativa e várias encomendas foram feitas para esta quinta-feira.

A venda de pescado não deve ficar apenas na Semana Santa. A ideia é torná-la permanente atuando junto com a Feira Ecológica, que funciona às quartas-feiras. Isso ainda está sendo avaliado, diz a engenheira de alimentos.

 

Galería

Venda foi boa nesta quarta-feira

Venda foi boa nesta quarta-feira

Sujeto: Arquivo