4º CBO reunirá especialistas da área de oceanografia em Rio Grande

Os maiores especialistas em ciências do mar estarão reunidos de 17 a 21 de maio, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) - Campus Carreiros, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), durante a realização da quarta edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO 2010). Promovido pela Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano), em parceria com a FURG, o congresso conterá em sua programação várias atividades de comemoração aos 40 anos do curso de Oceanologia da FURG, o mais antigo do país, que conferiu em 1970 o marco inicial do ensino de graduação de Oceanografia no Brasil.

O congresso também vai celebrar os 50 anos da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (COI/UNESCO). A procura por informações sobre o congresso aumenta diariamente. Desde março de 2009 até 25 de março de 2010, já haviam sido registradas 53,4 mil acessos ao site do congresso (www.cbo2010.com), o que dá uma média de 141 acessos por dia.

A terceira edição do CBO, realizada em 2008, em Fortaleza (CE), reuniu quase 2,3 mil participantes de 186 instituições, de 21 estados brasileiros e de 12 diferentes países. A FURG e a Aoceano pretendem superar esses números, reunindo em Rio Grande mais de 3 mil congressistas, neste que é o mais importante evento técnico-científico das ciências do mar no Brasil.

Durante o congresso, a Aoceano também promoverá a 5ª Feira Técnico-Científica Brasil Oceano. O evento é uma oportunidade para que as empresas mostrem seus produtos e serviços para os profissionais que trabalham com Oceanografia. Os debates, palestras, workshops e apresentações de trabalhos científicos programados para o evento servirão para divulgar os novos conhecimentos e técnicas desenvolvidas dentro e fora das universidades, transformando por uma semana a cidade do Rio Grande no centro das atenções da comunidade científica e profissional ligada às ciências do mar e à Oceanografia, em particular.

Atrações culturais

As atividades culturais do CBO 2010 e de comemorações dos 40 anos do curso de Oceanologia da FURG pretendem envolver os participantes do Congresso desde o primeiro minuto que desembarcarem em Rio Grande. Entre as atividades previstas pela comissão organizadora estão Uma Tarde no Museu, com visitação ao complexo de museus da FURG, e apresentação do Grupo Tholl, noite gauchesca e muitas outras atrações.

O ápice da comemoração dos 40 anos do curso de Oceanologia ocorrerá no dia 19 de maio, com a solenidade de reconfirmação de grau das 36 turmas formadas até o ano de 2009, que deverá reunir grande parte dos cerca de mil egressos da FURG, o lançamento do livro com a história do curso e também do sistema de informações geográficas com a localização atual de todos os graduados em Rio Grande.

Durante todo o evento os congressistas terão acesso franqueado à visitação ao navio oceanográfico Atlântico Sul e à lancha oceanográfica Larus, ambos da Furg, assim como ao navio hidro-oceanográfico Cruzeiro do Sul, da Marinha do Brasil, e a todos os museus mantidos pela Universidade. A organização convidou todos os egressos para confraternizarem ao longo de uma semana com seus colegas de curso, familiares, docentes e funcionários da Universidade.

Para facilitar o deslocamento dos participantes entre Porto Alegre e Rio Grande, distante 318 quilômetros, a organização do congresso vai disponibilizar uma linha de ônibus especial, com saída próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. As viagens serão diretas, sem paradas até Rio Grande e deverão ocorrer dia 16 (domingo) e 17 de maio (segunda-feira). O retorno se dará após o encerramento do congresso, na sexta-feira, dia 21, e no sábado, dia 22.

Rio Grande

Rio Grande, cidade mais antiga do Rio Grande do Sul, carinhosamente conhecida como Noiva do Mar, guarda em suas ruas e avenidas belos prédios e monumentos. Os traços da arquitetura portuguesa do século passado ainda estão presentes, chamando a atenção e encantando os visitantes. A colonização portuguesa, seus prédios antigos tombados e recuperados, as atrações turísticas e gastronômicas, fazem de Rio Grande um município especial. Pelo seu patrimônio arquitetônico e natural, é considerada "Cidade Histórica", através de Decreto do Governo Estadual. A cidade tem o único porto marítimo do Rio Grande do Sul, constituindo-se em nível nacional no primeiro porto de escoamento da produção agropecuária.

 

Sujeto: Arquivo