Quarta-feira é dia de yoga e meditação no Espaço Ecumênico

A meditação como forma de liberar-se do stress e incertezas da vida moderna e despertar a consciência é o que oferece a Sahaja Yoga. As aulas estão acontecendo, gratuitamente, no Espaço Ecumênico (Centro de Convivência) às quartas-feiras no horário às 11h e às 12h30min. Qualquer pessoa pode praticar a Sahaja Yoga.

Conforme a profª Danúbia Espíndola, do C3, que está coordenando o projeto, Sahaja Yoga quer dizer união espontânea e trata-se, basicamente, de um curso de meditação, tendo como temas principais a evolução, os chakras, técnicas de limpeza e o autoconhecimento. O objetivo é despertar a energia divina que todos nós temos, diz a professora, e conectá-la à energia do Universo. A meditação coletiva, conta ela, leva ao desapego e à melhora de qualidade de vida. O curso tem duração de 10 semanas e é gratuito.

Na última semana, estiveram na FURG as praticantes da Sahaja Yoga Cleonice Guerra, coordenadora no Rio Grande do Sul e Elisabeta Fonseca. Entusiasmadas com o trabalho, o local propício (junto ao lago) e a procura incessante de interessados, elas contaram que esta vertente da Yoga é mais popular na Índia e na Rússia, mas está crescendo em vários Estados brasileiros.

A Sahaja Yoga foi fundada por Shri Mataji Nirmala Devi, uma indiana que conviveu com Mahatma Gandhi e recebeu inúmeras distinções pelo mundo, por seu trabalho pelo conhecimento espiritual e paz no mundo, e que não aceita cobranças para este trabalho. A professora Danúbia segue os ensinamentos de Shri Mataji.

A prática da meditação é considerada eficaz como instrumento para despertar altos níveis de consciência, o que permite melhor compreensão dos fatos que ocorrem à nossa volta, sem ter que fugir deles ou rejeitá-los. Dessa forma, é grande sua contribuição para formar cidadãos responsáveis e comprometidos com a sociedade e com os mais elevados valores humanos.

 

Sujeto: Arquivo