Inscrições para Ciclo sobre 2000 anos da Abertura dos Portos

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia-Lepan, junto ao Museu Náutico, ambos da Universidade Federal do Rio Grande, e a Associação Riograndense de Proteção do Patrimônio Arqueológico Arppa realizarão o "Ciclo Internacional de Debates: 2000 anos da abertura dos portos - Patrimônio cultural e Arqueologia em Zonas Portuárias".

Esse evento visa ampliar a discussão sobre o patrimônio cultural em zonas portuárias envolvendo pesquisadores, acadêmicos e a comunidade. Pretende também criar uma reflexão sobre a diversidade desse patrimônio e a importância da Arqueologia para o estudo e preservação da memória das várias ocupações humanas em zonas portuárias, integrando conhecimentos produzidos em diversas áreas da pesquisa acadêmica, especialmente em Arqueologia, História, Geografia, Oceanografia e Direito.

Além de mesas-temáticas sobre Cidades portuárias e raízes indígenas; Patrimônio cultural e desenvolvimento portuário; Arqueologia náutica e subaquática e Cultura marítima e educação patrimonial, serão promovidos eventos culturais e exposições nos museus, galerias e bibliotecas da cidade.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas até a data do evento, que ocorre de 3 a 7 de novembro. No entanto, o envio de resumos para apresentação de trabalhos (painéis) deve ser feito até o dia 25 de outubro pelo site www.arppa.org.br. Para estudantes e comunidade, a taxa de inscrição é de R$ 10 e para profissionais R$ 30.

O Centro de Convívio dos Meninos do Mar-CCMar/FURG, localizado na Rua Visconde de Paranaguá, n° 24, próximo ao Hospital Universitário da FURG, servirá como sede do Ciclo.

 

Sujeto: Arquivo