Mestranda da Furg em águas antárticas

A aluna de mestrado em Oceanografia Biológica da Furg Caroline Vieira Cooke encontra-se a bordo de um dos mais modernos navios de pesquisa do mundo, o G. O. Sars - do Instituto de Pesquisas Marinhas da Noruega trabalhando atualmente em águas antárticas.

Caroline e a Helena Kawal, da Uniandrade, Curitiba/PR e PhD em Ciências Marinhas, desenvolvem atividades de pesquisa junto ao Projeto Evolução e Biodiversidade na Antártica: uma resposta da vida a mudanças. Este é um projeto do CNPq para o Ano Polar Internacional (API - grande programa científico que focaliza esforços em estudos interdisciplinares sobre as regiões polares do globo Ártico e Antártico entre março de 2007 e março de 2009), sob a coordenação da Dra. Edith Fanta, da Universidade Federal do Paraná.

Entre as diversas pesquisas, está sendo executado um levantamento acústico de krill (nome coletivo para pequenos crustáceos da região) que subsidia os estudos do ecossistema relacionado ao mesmo, incluindo aí os peixes.

Caroline e Helena embarcaram dia 15 de fevereiro em Cape Town e retornam ao Brasil via Namíbia por volta de 30 de março.

Quem tiver interesse em acompanhar os trabalhos a bordo, pode encontrar informações na página

http://www.imr.no/antarctic/criuse_diary/the_brazilians_onboard_g.o._sars.

 

Sujeto: Arquivo