O circo chegou ao colégio

Alunos do CTI/Furg têm aulas de técnicas circenses na Educação Física

Estudantes dos curso do Colégio Técnico Industrial Mário Alquati, CTI/Furg, estão participando de aulas diferenciadas de Educação Física, no Centro Esportivo do Campus Carreiros. Projeto do professor José Francisco Baroni, o Ico, ensina técnicas circenses aos alunos, que se mostram muito interessados e satisfeitos com a nova visão da disciplina.

O professor conta que o projeto existe na Furg há cerca de um ano. Ele trabalha com circo desde 1997, sempre dentro de escolas, como alternativa à educação física tradicional, na qual o aluno tem duas opções: aula livre, onde faz o que quer em exercícios, ou aquela em que o professor dá uma bola para a turma e esta se divide em futebol para meninos e vôlei para meninas.

Para o professor, o projeto dá oportunidade aos estudantes de brincar com os elementos do circo, com as técnicas circenses. Com isto, aprendem o movimento, a técnica, não só a parte mecânica, mas o prazer de fazer. Não é um adestramento, diz Ico, cada um se desenvolve dentro das suas condições, sem nunca esquecer o prazer, o lúdico.

Em 2007, o grupo, que tem entre 15 e 18 alunos, já fez algumas apresentações e outras estão sendo exigidas pelo respeitável público. Entre as características que eles apreendem na atividade estão: persistência, cooperação, solidariedade, entrega e confiança ao próximo, coordenação e equilíbrio. Depois, isto acaba se integrando ao cotidiano dos participantes.

Guilherme Fritzen Machado é aluno do CTI e ressalta o prazer que tem nas aulas de circo. Diz que ajuda os mais novos do grupo enquanto se diverte e tem noções muito maiores de solidariedade, pois na aula, sempre um ajuda o outro.

O grupo do professor Ico tem aulas aos sábados pela manhã, no Campus Carreiros da Furg.

 

Sujeto: Arquivo