SUSTENTABILIDADE

Roda de conversa sobre resíduo e lixo marca início da programação da I SeMeiA

Profissionais do Instituto de Oceanografia e estudantes debateram soluções ambientais no Centro de Convivência

Foto: Natalia Quintas

Foi realizada nesta segunda-feira, 3, a primeira ação da programação da I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SeMeiA). A roda de conversa “Resíduo e Lixo: será que o problema é só o canudinho plástico?” aconteceu no Centro de Convivência (CC) no horário do almoço.

A conversa buscou abordar o tema da reciclagem de resíduos plásticos. Em Rio Grande, uma lei municipal proíbe a distribuição de canudos plásticos por bares e restaurantes desde janeiro deste ano. O evento foi mediado pela professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto de Oceanografia (IO), Roberta de Souza Pohren.

I Semeia
Para esta terça-feira, 4, a programação da SeMeiA oferece oficinas de digestão anaeróbia e compostagem e energia fotovoltaica, palestras sobre o relógio das plantas medicinais e os riscos de medicamentos vencidos, além de rodas de conversa sobre voluntariado ambiental e a política e o sistema de gestão ambiental da FURG.

As atividades permanentes incluem as exposições "Fotografia Ambiental" (Sala 12 do Prédio das Artes), "Ambientes do Campus Carreiros" e "Arte, Ecologia e Saúde" (Centro de Convivência) e "Raio X do Lixo" (HU-FURG), além de outras atrações.

A I SeMeiA faz parte da comemoração dos 50 anos da FURG para celebrar o compromisso da universidade com o ambiente e a sustentabilidade. O evento busca promover a cultura da sustentabilidade através da integração de toda a comunidade acadêmica, oferecendo atividades práticas e teóricas voltadas à conservação ambiental. A programação acontece até o dia 7 de junho, em vários pontos espalhados pela FURG; confira o link abaixo. 

 

 

 Programação

 

Galería

Roda de conversa "Resíduo e Lixo: será que o problema é só o canudinho plástico?"

Natalia Quintas