INOVAÇÃO

FURG reúne pesquisadores para discutir ciência na mesa de bar

Evento integrou programação da Fitec, no Partage Shopping

Foto: Fernando Halal/Secom

Com o objetivo de derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa, a FURG promoveu uma roda de conversa sobre Desafios e Tecnologias para o Mar durante a 15ª Feira de Inovação Tecnológica (Fitec), no Partage Shopping, no último sábado, 15.

A fórmula foi simples: bons cientistas e público juntos, em um bar. De forma descontraída, o GardenGrill foi palco para o bate-papo com os pesquisadores da FURG Silvia Botelho e Wilson Wasielesky Junior. O Centro de Ciências Computacionais da universidade também apresentou à plateia Dóris, um robô de serviço que roubou as atenções da noite.

Docente do Instituto de Oceanografia e coordenador do Projeto Camarão, Wasielesky falou sobre o trabalho desenvolvido nos laboratórios da Estação Marinha de Aquacultura (EMA). Os avanços nas pesquisas impulsionaram a criação de pequenas fazendas indoor Brasil afora, inclusive na região Nordeste, que vem aplicando o sistema em escala comercial.

Em seguida, a professora Silvia subiu ao palco para discutir o atual panorama da inteligência artificial. Ela coordena a equipe FURGBol, que já participou de várias competições de robótica pelo Brasil e exterior na categoria RoboCup F-180. Nela, os robôs devem ser autônomos: perceber, tomar decisão e agir sem interferência humana. 

 

Galería

Evento reúne pesquisadores para discutir ciência na mesa de bar

Fernando Halal/Secom