50 anos

FURG sedia reunião regional do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração

Encontro reunirá representantes de nove universidades da região Sul do país

De 20 a 22 de março, pró-reitores de planejamento e administração de nove universidades federais estarão reunidos em Rio Grande, para a primeira reunião do ano do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) da região Sul. Anualmente, são promovidas quatro reuniões em cada região do Brasil, que antecedem os encontros nacionais deste fórum. Esta é a primeira vez que o evento acontece na FURG. “É uma oportunidade de mostrarmos a nossa universidade, que tem uma característica diferenciada, cuja vocação está relacionada aos ecossistemas costeiros e oceânicos”, comenta o pró-reitor de Infraestrutura Marcos Antônio Satte do Amarante. O fórum integra a programação dos 50 anos da universidade.

O evento é organizado pelas pró-reitorias de Planejamento e Administração (Proplad) e de Infraestrutura (Proinfra) da FURG e busca discutir os problemas relacionados ao planejamento e gestão das universidades federais. “É um momento difícil que as universidades estão enfrentando, especialmente por conta das limitações orçamentárias, por isso é importante criar espaços de discussão dos problemas atuais e construção de propostas que qualifiquem os processos de gestão”, explica o pró-reitor de Planejamento e Administração Mozart Tavares Martins Filho, que complementa: “Das reuniões regionais, como essa, são levados subsídios para o Fórum Nacional de pró-reitores de Planejamento e Administração, ligado à Andifes”.

Programação

Na quarta-feira, 20, haverá visita às instalações e embarcações da FURG. Na quinta, 21, o dia será dedicado às discussões do Fórum, das 9h às 18h, na sala de reuniões da Proplad. Entre os itens em pauta, o planejamento e gerenciamento de compras, relato de comissão sobre a compra de passagens aéreas, informes sobre limites e contingenciamento do orçamento, repositório de processos, entre outros. E na sexta-feira, 22, pela manhã, os participantes visitam a Esantar e o complexo de museus da FURG.