DIREITOS HUMANOS

FURG é homenageada em cinquentenário do Levante de Stonewall

Sessão solene ocorreu nesta segunda-feira, na Câmara dos Deputados

Foto: PT na Câmara

A FURG recebeu nesta segunda-feira, 24, uma homenagem pelos trabalhos prestados em prol da população LGBTI+ durante sessão solene dos 50 anos do Levante de Stonewall – marco do movimento de luta por direitos iguais. O evento ocorreu no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A sessão foi requerida pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Cinquenta instituições foram reconhecidas pela relevante contribuição às lutas e conquistas para a Cidadania LGBTI+ no Brasil. A escolha foi feita através de edital público, que teve o total de 180 indicações para a homenagem.

Na cerimônia, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, lembrou que direitos são sempre processos de luta. “Direitos são processos históricos de luta. Não é possível que alguém em uma sociedade, por atos ou gestos, violente corpos por serem, existirem”, disse.

Para reitora Cleuza Maria Sobral Dias, a homenagem é mais que um reconhecimento pelos trabalhos já desenvolvidos pela universidade com a comunidade LGBTI+, no respeito à diversidade e aos direitos humanos. “A FURG ser reconhecida entre tantas instituições que lutam incansavelmente pela garantia de direitos iguais é uma honra, mas também um compromisso ainda maior que assumimos, pois ainda há muito a fazer em prol da população LGBTI. Não posso deixar de destacar os trabalhos realizados pelos núcleos de pesquisa e extensão da nossa universidade que são essenciais e significativos na produção de conhecimento sobre temas relevantes a esta população e na defesa e respeito aos direitos iguais.”

Entre as instituições homenageadas, estão o Conselho Nacional de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e, entre as personalidades, a cantora Daniela Mercury.

 

 

Galería

FURG é homenageada em cinquentenário do Levante de Stonewall

Foto: PT na Câmara