EVENTO

Contagem regressiva para o início da 15ª Fitec

Tecnologia, empreendedorismo, palestras e inovação integram programação da feira que ocorre em junho

A Feira de Inovação Tecnológica (Fitec) ocorrerá no Partage Shopping Rio Grande entre os dias 14 e 16 de junho. A feira será gratuita e voltada a toda a comunidade de Rio Grande. Em sua 15ª edição, esta é a primeira vez que a Fitec não faz parte da Mostra da Produção Universitária (MPU). A cerimônia de abertura da feira, no dia 14, será às 19h30 na sala Hub da Inovação, mas as atividades nos corredores iniciam às 11h. O evento será composto de diversas atividades durante os três dias, como palestras e exposições nos espaços Hub da Inovação e Talks da Inovação.

Talks da Inovação

No sábado, 15, a programação na sala Talks da Inovação abrange manhã e tarde. Às 10h30 acontecerá a palestra “Gestão e Inovação em Varejo”, ministrada por Francisco Zanetti. Às 14h acontece a Rodada de Conversa com Inventor, onde Jorge Costa, Michelle Morais e Vilásia Martins apresentam suas invenções. O momento Cientista Empreendedor acontece a partir das 15h, quando Jonas Casarin (iGrow) e Moisés Borges (Augen) falam sobre os projetos e empresas e suas relações com a Innovatio e com o Oceantec.

Às 18h do mesmo dia, será realizado o painel Paralaxe: Inova Audiovisual. Na oportunidade, serão apresentados o teaser e o making of da minissérie “Paralaxe”, escrita e dirigida pelo acadêmico Carlos Cabra e atualmente em produção pela L32 Filmes em parceria com a FURG. Os convidados Fernando Marrera (Anhangá Filmes), Lázaro Carvalho (A Corte Films), José Mattos (J&J Filmes), Pâmela Zechlinski (Andurá Filmes) e a professora Ana Maio, do curso de Artes Visuais da FURG, vão participar do encontro a fim de debater a atual situação do audiovisual na região. Ana falará sobre a trajetória de disciplina de Cinema e Vídeo, que leciona para as turmas de Licenciatura e Bacharelado. A equipe de “Paralaxe” também convida egressos do curso de Artes Visuais que estejam trabalhando com audiovisual para participar desse momento - que também terá a participação do coordenador do curso, Marcelo Gobatto.

No domingo, 16, a programação do espaço começa às 14h com a palestra Tecnologia Social com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renato Dagnino. A partir das 15h, a sala Talks da Inovação dá espaço para o Minha Tese em 180 Segundos, que abordará o potencial inovador das teses de doutorandos da FURG.

 Expositores

Em ilhas nos corredores do shopping, serão apresentados programas e projetos da universidade, sempre das 11h às 20h. Serão expostos projetos de inovação da FURG, empresas da Innovatio e do Oceantec, além de empresas juniores da universidade. No total, serão 25 projetos de inovação das seis unidades acadêmicas.

A programação está disponível no anexo abaixo.

Programação