FEIRA DO LIVRO

Abertura da 46ª Feira do Livro marca início das comemorações dos 50 anos da universidade

Com atividades literárias, atrações artístico-culturais e programação especial para o público infantil, o evento vai até 3 de fevereiro

Foto: Fernando Halal/Secom

Espaço Literário. Rua das Crianças. Arena Cultural. Bancas de livros. Gastronomia. Uma praça Dídio Duhá transformada em feira, um cenário especial no balneário Cassino que a cidade do Rio Grande já conhece bem e prestigia há 40 anos. A 46ª Feira do Livro da FURG começou nesta quinta-feira, 24, com cerimônia de abertura que reuniu autoridades da região, homenageou o patrono Péricles Gonçalves, e marcou o início das comemorações do cinquentenário da universidade. O espetáculo cênico-musical Tekoá – Lugar onde se é, do Movimento Coral da FURG, encerrou a noite mobilizando público expressivo.

Participaram da solenidade a reitora da FURG Cleuza Dias, o representante do 5º Distrito Naval, Roberto Bastos, o prefeito Alexandre Lindenmeyer, a presidente da Câmara de Vereadores, Andréia Westphal, a representante do 6º GAC, tenente Baretta, o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima, o gerente do Sistema Fecomércio – Sesc Rio Grande, André Miki, a coordenadora da regional sul do Fórum de Pró-reitores de Extensão e pró-reitora de extensão da Unipampa, Nádia Bucco, o diretor do Campus Rio Grande do IFRS, Alexandre Machado, a pró-reitora de extensão e cultura da Universidade Federal de Pelotas, Francisca Michelon, e o pró-reitor de extensão e cultura da FURG, Daniel Prado.

A propósito do tema de 2019, “FURG 50 anos: um passado de memórias, um futuro de histórias”, o patrono fez um relato tocante sobre sua trajetória com a feira e com a universidade, uma vivência profissional intensa e, de muitas maneiras, indissociável da pessoal. Com a lembrança de quem ajudou a conceber a Feira do Livro, Péricles falou do que a figura do patrono representa, retomando a acepção da palavra e sua apropriação pelo evento. “Para a Feira do Livro da FURG, o patrono é o grande patrocinador de ideias”, disse. Ele ressaltou a força da comunidade na construção e na solidez da universidade e da Feira do Livro da FURG; destacou o livro – “luz no caminho de cada um” – como motivador do desenvolvimento individual das pessoas e, na sua perspectiva, o papel fundamental da instituição: “a universidade não é o lugar do consenso, mas do debate”.

O pró-reitor Daniel Prado deu boas-vindas aos presentes reforçando o compromisso da universidade com a democracia, a liberdade e a pluralidade. A Feira do Livro da FURG é um momento especial em que “a universidade sai dos seus muros e vem para a comunidade partilhar literatura, cultura e arte através das diversas atividades que oferece”, disse a reitora. Reafirmando a vocação da FURG – uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos, Cleuza Dias falou do reconhecimento nacional e internacional da universidade pelos projetos e ações realizados por seus servidores e estudantes e do privilégio que é, para um município e uma região, ter uma universidade pública. “É uma instituição de formação de pessoas, de desenvolvimento de pesquisa, de extensão e de contribuição também para a economia do município”, afirmou. E, convidando todos a prestigiarem as atividades em comemoração aos 50 anos da universidade, declarou aberta a 46ª Feira do Livro da FURG.

A exposição “dia 36: ainda há tempo”, foi aberta no Espaço Literário, com a presença da autora Victória Salomão, que contou em roda de conversa um pouco de sua experiência com a escrita e o jornalismo. Na Rua das Crianças, espaço reservado para o público infantil que frequenta a feira, teve apresentação de circo do projeto Semente Olímpica e a Contação de História com Fantoches do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), além das atividades permanentes desenvolvidas pelo Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim), Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai), Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (Nepe) e o Projeto Pinípedes do Sul do Nema. De acordo com a organização, no primeiro dia de feira, foram vendidos 1507 livros. Entre os mais vendidos, os títulos A sutil arte de ligar o foda-se, de Mark Manson, e A sorte segue a coragem, de Mario Sérgio Cortella.

Sexta na 46ª Feira do Livro da FURG                     

Nesta sexta-feira, 25, no Espaço Literário, haverá a oficina Como publicar seu livro de forma independente, com Wagner Passos, às 19h. Em seguida, acontece o IV Décadas de Histórias: Memórias da Feira do Livro da FURG, dedicado ao patrono desta edição, Péricles Gonçalves. A Arena Cultural tem apresentação de ginástica com Semente Olímpica, às 20h, e em seguida recebe Joseti Gomes, no Encontro com Autor, com participação especial de Liliana Cardoso, às 22h. Para o público infantil, a Rua das Crianças oferece atividade cultural de hora em hora, a partir das 19h.

Programação

 

Galería

Cerimônia de abertura da 46ª Feira do Livro