SEMEIA

3º Fórum Ambiental debate a gestão e o planejamento ambiental da FURG

Com resgate histórico do que já foi feito, evento debateu sobre o futuro

Foto: Fernando Halal

O Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (CD-SGA), representado pelo seu presidente, o vice-reitor da FURG Danilo Giroldo, a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga-SGA) através de seu secretário Cleber Palma e os Agentes de Gestão Ambiental (AGA) das unidades acadêmicas, estiveram reunidos no Cidec-Sul, na sexta-feira, 7, durante a terceira edição do Fórum Ambiental, que fez parte da programação da 1ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SeMeiA).

Segundo o vice-reitor, o Fórum faz parte do sistema de gestão ambiental da universidade, é um espaço para ouvir a opinião da comunidade e também para a prestação de contas do trabalho que vem sendo realizado. O evento teve início com o resgate histórico apresentado por Giroldo, desde a construção da política ambiental, que está completando cinco anos, até o processo de institucionalização da gestão ambiental na FURG.

Em seguida o secretário de gestão ambiental Cleber Palma apresentou um apanhado mais detalhado das ações, como isso está colocado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e na adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública. No final uma plenária foi realizada para análise dos temas abordados, com o objetivo de recolher subsídios para seguir planejando a gestão ambiental da FURG.

O secretário Cleber Palma relatou sobre a importância do evento e também como alerta para a comunidade acadêmica a respeito dos bens de consumo. “O Fórum é um momento em que conseguimos passar para a comunidade sobre o andamento de nossas principais atividades. Nesta edição, contamos com três principais ações, a mesa com o professor Danilo, a experiência do IFSUL e o repasse de informações das atividades mais recentes, como nosso plano de logística sustentável, o cumprimento de nossas obrigações junto ao nosso termo de adesão e os resultados que obtivemos com relação ao consumo de energia e de água, para que a comunidade tenha conhecimento e realmente comece a se engajar, no sentido de fazer uma eficiência melhor no uso dos bens públicos”, afirmou Palma.

Avanços

O vice-reitor e presidente da CD-SGA ressaltou que, “durante esses cinco anos foram muitos os avanços, como a construção do processo de licenciamento, as condicionantes que estão relacionadas a essas licenças ambientais e os programas ambientais que estão associados. Além dos avanços que tivemos com relação às políticas de resíduos perigosos, mas também de resíduos como um todo. A instituição vem avançando nesse processo de institucionalização da gestão ambiental e nas práticas de sustentabilidade. Tivemos uma semana muito agitada, com uma programação extensa e variada, e que se encerra com a discussão sobre o futuro da gestão ambiental na universidade”, afirma Danilo Giroldo.

Devido ao avanço da universidade nessas questões, o Fórum serviu também para trocar experiências com outras instituições. “O grau de licenciamento está muito avançado na FURG, atualmente temos 14 licenças ambientais para todos os campi e espaços da universidade. Então nos fóruns trazemos experiências de outros lugares, como o IFSUL-Pelotas, por exemplo, que está iniciando o processo de licenciamento. Ver esse movimento entre as instituições de ensino e termos essa troca de experiências, é muito importante”, ressaltou o vice-reitor.

O coordenador de gestão sustentável do IFSUl, o professor Marcelo Terres, comentou que, “posso confessar que nos inspiramos bastante neste estrutura que a FURG já tem, e que na região sul é a mais desenvolvida, para implementarmos o sistema de gestão ambiental do IFSUL”, salientou ele.

Semeia

Sobre a 1ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SeMeiA), Giroldo avaliou que, “foi muito bom, conseguimos envolver muitas pessoas tanto participando quanto desenvolvendo ações. Foi uma excelente forma de mostrar a política de gestão ambiental da FURG. Fazer a semana centralizada no Centro de Convivência podendo ter atividades menores, mas agregando quem ali estava, foi uma boa forma de capilarizar as pessoas. Além de mostrar toda nossa capacidade de realização de oficinas e de debate das questões ambientais e sustentáveis”, finalizou o vice-reitor.

 

 

Galería

3º Fórum Ambiental

Fernando Halal