Os interessados em participar do 10º Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã Solidária da FURG, como apresentadores de trabalho, podem submeter resumos até 11 de novembro. As inscrições para a modalidade ouvinte encerram em 21 de novembro. O site para inscrições está disponível neste link.
A apresentação de trabalhos poderá ser nas modalidades apresentação oral, banner ou vídeo/documentário. O modelo para submissão dos resumos está disponível no site de inscrições. A modalidade ouvinte é destinada à comunidade acadêmica.
Poderão participar as entidades sociais e acadêmicas, como Centros e Diretórios Acadêmicos, Coletivos e Grupos de Programa de Educação Tutorial (PET) e estudantes matriculados em qualquer fase do curso de graduação, em conjunto com a unidade acadêmica e/ou coordenação de curso. O requisito é ter desenvolvido, no decorrer do ano letivo de 2019, um Projeto de Acolhida Cidadã/Solidária para recepcionar os estudantes ingressantes.
A atividade ocorrerá em 25 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead). O seminário consiste em um espaço de diálogos e aprendizagens de saberes acerca dos projetos já realizados, tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2019.
A ação visa estimular, reconhecer e valorizar as iniciativas de acolhimento aos novos acadêmicos da FURG, realizadas por meio de ações solidárias, afetuosas, respeitosas à dignidade e à boa convivência nos espaços sociais, incentivando práticas de cidadania e responsabilidade social. O evento busca também qualificar as ações pertinentes à Política de Assistência Estudantil desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE/FURG).
Sobre o Programa de Acolhida Cidadã/Solidária da FURG
Amparada na deliberação nº 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), que institui e orienta a execução do Programa de Acolhida Cidadã/Solidária da FURG, a iniciativa busca auxiliar a comunidade universitária a construir efetivamente a acolhida como espaço de expressão de sua receptividade, criatividade e solidariedade.