Coronavírus

UTI Geral do HU-Furg voltará a atender pacientes não covid-19

Desde março a Unidade era ocupada exclusivamente com casos de covid-19

Foto: Divulgação UCS HU-Furg/Ebserh

A Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI Geral) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), voltará a atender pacientes não covid-19. Em março deste ano, devido ao expressivo aumento de casos de covid-19 na região e à necessidade de ampliar o número de leitos intensivos, a UTI Geral do HU passou a atender, exclusivamente, pacientes graves infectados pelo novo coronavírus. 
A medida, inicialmente, foi adotada pelo prazo de dois meses, conforme pactuado com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, em complementação aos leitos intensivos disponíveis em Rio Grande. No entanto, o HU-Furg manteve sua UTI Geral, com atendimento exclusivo para covid-19 por quatro meses, mesmo não sendo credenciada como Unidade Covid-19, junto aos órgãos competentes. Dessa forma, o Hospital custeou, com recursos próprios, as altas despesas do tratamento especializado para a doença, assumindo a diferença entre os valores recebidos pela Unidade não credenciada e os valores gastos com os pacientes covid. Além disso, a falta de medicamentos no mercado nacional impactou na manutenção do atendimento, já que os pacientes covid-19 consomem mais medicamentos do que pacientes entubados por outras doenças ou os que realizam procedimentos.  

Conforme destaca o superintendente em exercício, Fábio Lopes, "com o avanço da pandemia, o HU-Furg mudou drasticamente seu perfil de atendimento, passando a receber, predominantemente, adultos jovens e em estado grave, chegando a 100% de ocupação dos leitos de UTI, com pacientes em Ventilação Mecânica (VM). Com isso, houve um aumento exponencial do consumo de insumos e medicamentos do kit entubação, como sedativos, bloqueadores neuromusculares e anestésicos. No entanto, enfrentamos dificuldades para comprar essas medicações, em razão da escassez no mercado, provocando a baixa em nossos estoques e, até mesmo, a falta de alguns medicamentos". 
Em virtude do exposto, em 1º de julho, a UTI Geral deixou de receber pacientes covid-19. Após a liberação da Unidade, será realizada a desinfecção do local que voltará a atender a população em geral nos casos não covid-19.

Cabe salientar que o HU-Furg mantém todos os seus leitos covid-19, sendo um total de 42, divididos em: UTI Pediátrica (04), UTI Neonatal (01), Serviço de Pronto Atendimento Covid-19 (06 + 02 de retaguarda), Pediatria (03), Maternidade (02) e Enfermaria Covid-19 (10 UTI Covid + 10 com suporte ventilatório + 04 de retaguarda). Além disso, há leitos de isolamento, para atendimento de pacientes suspeitos ou positivos para covid-19, nas demais unidades assistenciais.  

Sobre a Rede Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.