Coronavírus

HU-Furg reativa Unidade de Clínica Cirúrgica

A diminuição nos casos de covid-19 possibilita a retomada dos procedimentos eletivos

Foto: Jorgito Santos

Com a redução do número de internações por covid-19, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), retoma, na próxima segunda-feira (16/08), as atividades da Unidade de Clínica Cirúrgica. O espaço, desde 14 de dezembro de 2020, estava sendo utilizado como Enfermaria Covid-19, disponibilizando 20 leitos com suporte ventilatório.
Conforme a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, com a expressiva queda nas internações por covid-19 e, em comum acordo com a Secretaria de Município da Saúde (SMS), foi tomada a decisão de encerrar as atividades da Enfermaria e reativar a Unidade de Clínica Cirúrgica. "Durante os nove meses em que recebemos os pacientes com o novo coronavírus, deixamos de realizar um grande número de cirurgias eletivas de várias especialidades. Essas pessoas estão precisando de atendimento, por isso, estamos retomando a Unidade de Clínica Cirúrgica. Com o atual momento da pandemia, é possível atender a demanda da doença somente em nosso Serviço de Pronto Atendimento Covid-19, que não está atingindo 50% de ocupação e possui condições de manter pacientes graves em ventilação mecânica, de forma temporária. Cabe ressaltar que o HU-Furg não tem capacidade física para expansão de seus leitos, assim, necessitamos adaptar os espaços existentes para atender os pacientes com covid-19", ressaltou Sandra.  

 Este ano, principalmente nos meses de abril e maio, o HU-Furg chegou a ter, por dia, mais de 30 pacientes internados com covid-19 e uma média de 14 intubados. Com as diminuições dos casos, em julho deste ano, a UTI Adulto do HU-Furg, que por quatro meses recebeu exclusivamente pacientes de covid-19, voltou a atender o público em geral. Agora, com a continuidade na queda das internações pelo novo coronavírus, foi possível encerrar as atividades da Enfermaria Covid-19, que registrou taxa zero de ocupação. Na manhã desta sexta-feira (13/08), o Hospital tinha apenas um paciente internado no SPA Covid-19.  

 Durante o fim de semana, as equipes do HU-Furg trabalharão na limpeza, desinfecção e na adequação do espaço para retomar as atividades da Unidade de Clínica Cirúrgica.  

 Leitos covid-19 

O HU-Furg continua disponibilizando outros leitos para atendimento exclusivo covid-19, sendo quatro na UTI Pediátrica; três na Enfermaria Pediátrica; um na UTI Neonatal; dois na Maternidade; e seis no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Covid-19, onde também há duas salas de emergência, com suporte intensivo, totalizando oito leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos. Além dos leitos exclusivos para covid-19, o Hospital disponibiliza leitos de isolamento em todas suas unidades de internação, que podem ser utilizados para atender pacientes com o novo coronavírus.  

 Enfermaria Covid-19 

A Enfermaria Covid-19 foi inaugurada em 21 de julho de 2020, após adequação da infraestrutura do espaço ocupado pela Unidade de Clínica Cirúrgica, e funcionou até 09 de outubro, quando foi desativada. Com o agravamento da transmissão da covid-19, em 14 de dezembro, o Hospital reabriu o local. Em março de 2021, com o aumento da taxa de ocupação de leitos no Município, a Enfermaria teve 10, dos seus 20 leitos, habilitados como UTI Adulto para atendimento à covid-19. A estrutura foi habilitada, pelo Ministério da Saúde, em caráter excepcional e temporário. 

 Sobre a Rede Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

  Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.