CORONAVÍRUS

FURG prorroga suspensão de atividades conforme manutenção da bandeira preta estadual

Decisão tem base em comunicação pública do governo do Estado que estende prazo da medida anterior

As atividades acadêmicas e administrativas presenciais estão suspensas na FURG desde o último sábado de fevereiro, 27, de acordo com decisão do Governo do Estado publicada na data. Nesta sexta-feira, 5, a universidade emitiu a portaria nº 0493/2021, que realiza a manutenção da medida, estendendo o prazo da suspensão. No documento - disponível ao fim desta nota - considera a comunicação pública do governador Eduardo Leite, que realiza a manutenção da bandeira preta para todo o Rio Grande do Sul, no modelo de distanciamento controlado, sem cogestão municipal.

A portaria resolve que atividades práticas essenciais para conclusão de curso, tais como pesquisa, estágio curricular obrigatório e atividades de laboratório necessárias à manutenção de organismos vivos podem seguir em operação; da mesma forma, os serviços essenciais, como o Hospital Universitário e a vigilância seguem desenvolvendo suas funções normalmente, ou mediante escala. As demais atividades serão mantidas, porém, em modo remoto.

O documento entra em vigor na próxima segunda-feira, 8, com vigência até 14 de março.

Confira como vão funcionar os serviços de infraestrutura

Serviços de vigilância, portaria e limpeza permanecem inalterados por serem considerados essenciais. Eles seguem sendo realizados com a adoção dos protocolos de segurança e saúde e aplicação das medidas de distanciamento.

Serviços de jardinagem e limpeza externa, devido à necessidade de manutenção e combate a pragas e vetores, prosseguem de acordo com os agendamentos previamente existentes. Novas demandas também poderão ser apresentadas à Prefeitura Universitária, através de ordens de serviços. O setor avaliará a pertinência da execução.

O ônibus interno, que já se encontra em horário reduzido e com protocolos de segurança, higienização e limpeza, permanecerá realizando os deslocamentos conforme horários disponíveis neste link.

Quanto ao serviço de viaturas, os atendimentos previamente agendados permanecem inalterados, salvo se a unidade acadêmica ou administrativa manifestar desistência devido à suspensão de atividades não essenciais. Os novos agendamentos serão avaliados pela Prefeitura Universitária e pela Divisão de Transportes de acordo com a justificativa de essencialidade.

 Em relação ao Protocolo, a Pró-Reitoria de Infraestrutura (ProInfra) informa que manterá o atendimento nas terças e quintas, em turno único, das 9h às 13h.

Portaria