ENFRENTAMENTO

Andifes divulga relatório sobre ações das Ifes em combate ao coronavírus

Informações foram divulgadas para a imprensa por meio de uma coletiva virtual

Foto: Divulgação

 Em documento divulgado pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foram reunidos dados provenientes das ações de combate à pandemia por parte de 46 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a exemplo do número de leitos disponibilizados pelos Hospitais Universitários, pesquisas em andamento, ações de produção de equipamentos de proteção individual e álcool gel, ações educativas, parcerias com o poder público e assim por diante. O relatório ressalta ainda a importância de ações coletivas entre as instituições de ensino do país, responsáveis pela rapidez e agilidade com que essas agiram frente ao avanço do vírus.

O relatório tornou-se público com a organização de uma coletiva virtual, realizada nesta segunda-feira, 11, contando com a presença de jornalistas de diversos veículos de comunicação do país. Na oportunidade, o presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires, destacou aos jornalistas a importância de ouvir e divulgar as ações realizadas pelas instituições de ensino superior ao seu redor. “A universidade perto de vocês está tendo ações específicas que devem ser divulgadas, e é importante que essas ações sejam bem explicadas”, pontuou o reitor.

Projetos e produções

De acordo com o documento, existem entre as instituições de ensino superior que participaram da pesquisa 823 pesquisas sobre o coronavírus em andamento. Para Lucia Pellanda, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), esse é o protagonismo das universidades. “Estávamos acompanhando o desenvolvimento do vírus antes de ser uma pandemia, e quando chegou ao Brasil, as universidades se mobilizaram muito rapidamente, para converter determinados laboratórios e equipamentos para elaborar seus projetos de pesquisa”, afirmou a professora.

Outros dados que o documento compila são referentes ao número de ações para a produção de álcool gel e equipamentos de proteção individual. A primeira iniciativa compreende 96 ações, as quais, de acordo com os quantitativos informados pelas instituições, estima-se a produção de, inicialmente, 992.828 litros de álcool gel e 912.000 litros de álcool líquido. A segunda, por sua vez, compreende 104 ações, as quais deram origem a 162.964 protetores faciais, 85.514 máscaras de pano, 6.000 aventais e 2.000 capuzes.

Ações externas

Sobre informações que não se relacionam diretamente com pesquisa e produções acadêmicas, o documento realiza o levantamento quantitativo de leitos disponibilizados pelos Hospitais Universitários (HUs) para o tratamento da pandemia, totalizando 2.228 leitos normais e 489 leitos de UTIs. Outro indicativo é o número de ações de testagem do coronavírus, que, distribuído em 53 propostas, é responsável por uma média de 2.600 testagens por dia e uma estimativa inicial de 55.001 testes realizados pelas 46 Ifes participantes da pesquisa.

“As informações epidemiológicas são dependentes das testagens e por isso se fala tanto em subnotificação. Nesse sentido, há muito esforço das universidades para entender o real impacto da pandemia e colaborar para que possamos combater esse cenário”, disse o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio, em sua fala durante a coletiva.

A respeito de parcerias governamentais, o documento compila o total de 277 ações, sendo essas 198 parcerias com prefeituras e 79 parcerias com governos estaduais.

Na FURG

Como parte das 46 ifes envolvidas na pesquisa, a FURG também compilou os dados quantitativos de suas ações de enfrentamento à Covid-19. Ao todo, de acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) têm-se em andamento 16 pesquisas sobre o vírus; duas ações de produção de álcool gel glicerinado responsável pela produção de aproximadamente 4 mil litros; duas ações de produção de equipamento de proteção individual com a confecção de máscaras de pano e cerca de 1.600 máscaras face shield.

No que tange ações de testagem, a universidade adquiriu 4 mil testes moleculares que serão realizados pela FURG e HU/Ebserh. Outra ação envolve uma parceria com o HU, Portos RS e Ministério Público que, juntos, adquiriram 6.700 unidades de testes sorológicos rápidos. O Hospital Universitário da FURG disponibilizou, ainda, 47 leitos específicos para o tratamento da Covid-19, sendo dois de tratamento semi-intensivo e dois de UTI.

Durante este período de pandemia, a universidade realizou 12 ações externas, sendo sete campanhas educativas desenvolvidas pela Escola de Enfermagem, e cinco ações institucionais de solidariedade junto à comunidade. Além disso, a FURG mantém outras ações em parceria com a prefeitura municipal, totalizando seis iniciativas, a exemplo da elaboração de um portal online sobre o vírus, o desenvolvimento de uma plataforma para micro e pequenos empreendedores para oferta gratuita de seus serviços, e a elaboração de um sistema telefônico gratuito de triagem e orientação sobre o coronavírus.

Em nível de Estado, a FURG participa do Comitê Científico de apoio ao enfrentamento da pandemia Covid-19 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que foi instituído pelo decreto Nº 55.129, de 19 de março de 2020, com a finalidade de prestar apoio às atividades do Gabinete de Crise e do Conselho de Crise para o enfrentamento da epidemia.