FURG cria Centro de Biotecnologia e Diagnose de Doenças de Animais Aquáticos

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) terá um Centro de Biotecnologia e Diagnóstico de Doenças de Animais Aquáticos (CBD) na Estação Marinha de Aquacultura (Ema) do Instituto de Oceanografia (IO). O projeto foi aprovado em janeiro pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os recursos, no total de R$ 996 mil, devem ser liberados em março, de acordo com o coordenador do projeto prof. Paulo Cesar Abreu, do IO/FURG. A Universidade está terminando a fase de análise dos documentos, que deverão ser remetidos brevemente a Finep, explica.

Os recursos serão utilizados na construção de um prédio de laboratórios na Ema/FURG e na compra de diversos equipamentos e foram aprovados no âmbito do Edital MCT/MPA/FINEP/CT-Agro-Inovação em Pesca e Aquicultura 02/2010, que dispunha de R$10 milhões. A criação do CBD é mais um passo na integração e desenvolvimento de estudos de biotecnologia e diagnóstico de doenças em nossa Universidade, afirma o coordenador.

O centro complementará as diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento de bioprodutos, bioprocessos e métodos diagnósticos de doenças e que integram professores, alunos e pesquisadores de diferentes unidades como o Instituto de Oceanografia, Instituto de Ciências Biológicas, Escola de Engenharia e Alimentos e Faculdade de Medicina.

 

Subject: Arquivo