Integrantes dos Pontos de Cultura apresentam os seus projetos

Representantes das entidades que formam a Rede Pontos de Cultura da FURG estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (2) para a apresentação de seus projetos. Integrante do Geribanda, Movimento de Arte e Cultura na FURG, a reunião ocorreu na sala Ilhas do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul).

Com a exibição de um data show, vídeo, de projeto em punho ou somente descrevendo as ações que estão sendo preparadas, cada componente da Rede procurou apresentar de que forma os recursos serão utilizados. Com realidades e propostas diferentes. O ponto comum é a disposição em colocar em prática as iniciativas artístico-culturais que tratam do tradicionalismo gaúcho, da cultura afro, da área literária, teatro e expansão de projetos em andamento, entre outros.

No início da reunião, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Darlene Pereira, pediu aos presentes que se dessem as mãos e fizessem uma corrente. Vamos atrair forças positivas para ajudar nesses nossos objetivos, convocou ela. É gratificante a presença Universidade na comunidade incentivando as manifestações culturais.

Um dos que falaram foi Lauro Alves, do Instituto de Estudos Políticos Mário Alves, de Pelotas. Com o projeto Memória do Movimento Estudantil Universitário, a ideia é resgatar o período da redemocratização no país (1977-1985). A intenção é promover uma série de eventos, como oficinas, ciclo de filmes e mostra fotográfica em escolas, além de montar um banco de dados sobre o tema. Isso vai permitir uma reflexão, assinalou.

A FURG aderiu de forma pioneira ao Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Por esse programa, é incentivada a formação de pontos de cultura com as mais diversas manifestações que caracterizam a comunidade ou projetos que necessitam de incentivo financeiro para poder desenvolver as atividades. Outras universidades brasileiras pretendem seguir o caminho da FURG, como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa - RS) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

São no total R$ 4,010 milhões para ser repassados aos pontos de cultura. Os recursos serão liberados de forma parcelada.

 

Galería

Participantes da reunião deram-se as mãos para atrair forças positivas

Participantes da reunião deram-se as mãos para atrair forças positivas

Sujeto: Arquivo