INTERNACIONALIZAÇÃO

FURG reúne delegados assessores da AUGM durante dois dias de evento

Encontro foi sediado pela primeira vez na universidade. “Grande sucesso”, avalia Reinter

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na última quinta e sexta-feira, 18 e 19 de abril, a FURG organizou pela primeira vez a Reunião de Delegados Assessores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Ao todo, participaram 25 delegados assessores em modalidade presencial e 20 em modalidade virtual; os convidados representaram instituições da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O encontro - que acontece duas vezes ao ano – teve a sua primeira edição de 2024 na ocasião.

Notícias Relacionadas
Organizado pela Secretaria de Relações Internacionais da FURG (Reinter), o evento tem o intuito de colaborar no cumprimento das decisões do grupo, revisão documental, e o acerto de detalhes para ações futuras. De acordo com a comissão organizadora, a reunião trouxe uma grande relevância institucional para a universidade, não só por seu caráter inédito mas porque também apresenta em nível internacional a  capacidade instalada e a sua excelência acadêmica da FURG.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais da FURG, Milton Asmus, na avaliação da Reinter, o evento foi um enorme sucesso. “Foram dois dias de grandes discussões de aspectos muito interessantes à AUGM, como a inclusão de novas universidades brasileiras, a exemplo da Federal de Pelotas e da Universidade do Pará. Também foi importante o debate acerca da linha estratégica que o grupo vai adotar frente dificuldades que algumas universidades sul-americanas tem enfrentado por questões orçamentárias e de gestão”, destacou o professor.

Para o reitor, Danilo Giroldo, o momento é de satisfação para a FURG, uma vez que a AUGM é um importante elemento não só de cooperação latino-americana, mas também de integração latino-americana. “Isso se dá por meio de ações contundentes que impactam muito a vida acadêmica das universidades que fazem parte do grupo”, pontuou o gestor, que, em seguida, destacou a importância dos assuntos tratados durante a ação.

“São nessas reuniões entre delegados assessores que se trabalham questões operacionais e táticas para que os aspectos estratégicos, que são tratados nos conselhos de reitores, possam se concretizar em ações; e isso acontece com muita qualidade. Para nós foi uma grande satisfação poder sediar esse evento de forma tão positiva e satisfatória, apesar das dificuldades orçamentárias e da conjuntura em que vivemos”, concluiu Giroldo.

Ainda durante a reunião, também foram discutidas questões sobre mobilidade e do papel dos diferentes grupos acadêmicos científicos que a rede possui em diferentes áreas estratégicas como alimentos, energia, educação, inclusão social e assim por diante. “Foram dois dias de intenso trabalho, nos quais os delegados não só puderam discutir a rede, mas também conhecer a FURG e alguns locais importantes também para a cidade do Rio Grande como o Museu Oceanográfico, o Parque Científico e Tecnológico da FURG – o Oceantec, e a Estação de Apoio Antártico (Esantar), por exemplo”, concluiu Asmus.

Sobre o grupo e o encontro

Composto por 41 universidades públicas da América do Sul, a AUGM é uma rede de cooperação internacional que, por meio de relações institucionais entre seus membros, procura desenvolver e consolidar a educação superior no continente, bem como estimula a elaboração de soluções para problemas estratégicos da região – muitos relacionados com a sustentabilidade.

“A organização possui dois grupos de representantes das universidades integrantes: os reitores e os delegados assessores. Estes últimos são os diretores de relações internacionais de cada universidade, que por sua vez, compõem um fórum de discussão para questões inerentes à cooperação internacional”, explica Asmus.

“O evento é muito significativo para a universidade, pois, ao lado da UFRGS, somos as únicas duas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que integram a AUGM. Sendo assim, temos um papel muito importante no debate de questões de divulgação acadêmica e assuntos estratégicos para o sul do país”, finalizou o secretário.

 

Galeria

Encontro foi sediado pela primeira vez na universidade. “Grande sucesso”, avalia Reinter

Hiago Reisdoerfer/Secom