Gestão da integridade

Para fomentar boas práticas e garantir o interesse público sobre os interesses privados em todas as atividades universitárias, a FURG criou, em 2021, a Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social, responsável pela interlocução das questões que envolvem as instâncias universitárias e as comunidades interna e externa, atuando em caráter colaborativo com a Reitoria e as Unidades Acadêmicas e Administrativas da FURG, na qualificação, no fortalecimento e no monitoramento das ações de integridade e na promoção do acesso e da participação social, a fim de proporcionar a melhoria das atividades desenvolvidas pela Instituição.

Um breve histórico

Em consonância com as legislações referentes à integridade pública, a 1ª edição do Plano de Integridade da FURG foi elaborada a partir de um trabalho conjunto, envolvendo a alta administração e as instâncias de integridade da Universidade, por meio de um Grupo de Trabalho, designado pela Portaria n° 2250/2019. Com vigência para 2020-2021, o documento buscou demonstrar as ações já implementadas ou em desenvolvimento pela Instituição, bem como propor novas ações, pautando-se no fortalecimento das áreas de integridade da FURG, além da prevenção e mitigação de vulnerabilidades, constituindo-se, assim, como um importante instrumento de gestão, alinhado aos objetivos institucionais e aos princípios da boa governança, que vem contribuindo para a qualificação da gestão, por meio da promoção da ética, da transparência e do controle social, a partir do envolvimento de toda comunidade universitária.

Enquanto que a 1ª edição do Plano de Integridade visou o fortalecimento das instâncias de integridade, esta segunda versão apresenta os resultados obtidos, assim como ações outras, baseadas em diagnósticos prévios, relatórios e pesquisas sobre integridade, contextos e cenários, identificação e avaliação de riscos, no sentido de consolidar os princípios éticos e de integridade em nossa Instituição, propor medidas de tratamento, com vistas à melhoria de processos e sistemas internos e ao fortalecimento dos valores institucionais que guiam as ações da Universidade, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão e subsidiando uma tomada de decisão com mais integridade. O documento final foi elaborado pelo Grupo de Trabalho designado por meio da Portaria nº 1635/2021 para a revisão da 1ª edição e proposição da 2ª edição do Plano de Integridade.

Ambas as versões estão em consonância com a Portaria n° 57/2019, da Controladoria Geral da União, que determinou aos órgãos e às entidades da administração pública federal instituir seu Programa de Integridade, e com os princípios expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURG – 2019/2023.

Entenda, a seguir, como se estrutura o apoio à governança, a composição do Comitê de Gestão da Integridade e os eixos que estruturam o Plano

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pelo monitoramento, pela articulação e pela implementação das ações propostas no Plano de Integridade, na FURG, a Unidade de Gestão da Integridade é a SITC.

Conheça as instâncias que compõem o Comitê de Gestão da Integridade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entenda como o Plano de Integridade está estruturado

Clique aqui e conheça a primeira e a segunda edição do Plano de Integridade da FURG.

Secretária de Integridade, Transparência e Controle Social: Maria Rozana Rodrigues de Almeida

Contate a Unidade de Gestão da Integridade (UGI) no e-mail: integridade@furg.br

 

Contate Ouvidoria/Unidade de Gestão da Integridade (UGI)

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