CPA

Divulgados os resultados da Avaliação Docente pelo Discente 2023

Dados já estão disponíveis no Sistemas FURG

Coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), o processo de Avaliação Docente pelo Discente (ADD) é uma das importantes ferramentas da instituição para a melhoria do ensino na universidade. A atividade recolhe percepções da comunidade discente a respeito das disciplinas semestrais e anuais dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD da FURG em dois momentos durante o ano: 1º e 2º semestres letivos. Os resultados compilam os dados obtidos durante as duas etapas da consulta e já se encontram disponíveis para a comunidade universitária por meio do Sistemas FURG.

Notícias Relacionadas
De acordo com a organização da ADD, os estudantes podem visualizar as médias - em cada questão - dos docentes do seu curso; dos docentes da Unidade Acadêmica do seu curso; e dos docentes da FURG em geral. Da mesma forma, os professores podem visualizar as médias por questão em cada uma das disciplinas que lecionou em 2023, bem como os comentários que os estudantes fizeram na sua ficha de avaliação.

A Coordenação de Curso visualiza todas as informações dos docentes que ministraram aula no seu curso e a Direção das Unidades Acadêmicas têm acesso as informações de todos os docentes da sua unidade. Além disso, a comunidade pode conferir os resultados graficamente na página da Avaliação Institucional, disponível clicando aqui.

Resultados

De acordo com a CPA, o primeiro dado que chama atenção obtido nesta edição é a constatação do aumento na nota média geral dos professores da universidade, passando de 7,87 em 2012 para 8,86 em 2023. Na análise por questão, os aspectos melhores avaliados foram o tratamento respeitoso dos docentes com os estudantes em sala de aula; o plano de ensino e o conhecimento e atualização do conteúdo; enquanto o aspecto pior avaliado foi em relação ao incentivo à participação em atividades extracurriculares.

Outra informação destacada pela CPA compreende que, na comparação das médias por nível e modalidade de curso, verificou-se que as maiores média foram obtidas nos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), e que os cursos EaD tiveram uma avaliação mais baixa em comparação com os cursos presenciais nos mesmos níveis.

A Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) e a CPA, juntamente com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) vem estimulando as unidades acadêmicas a debaterem internamente os resultados da ADD para que a melhoria na atuação do professor em sala de aula possa alcançar toda comunidade docente.

Ainda segundo a coordenação da avaliação, o processo é muito importante para a comunidade discente, não apenas na visualização dos resultados, mas também para tomar conhecimento de como a Unidade Acadêmica do seu curso trata os dados obtidos e quais medidas a gestão utiliza para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Sobre a avaliação

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino na universidade, por meio da análise por parte dos discentes de aspectos positivos e a melhorar do desempenho docente. A participação neste processo de consulta requer que o estudante esteja devidamente matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da FURG, presencial ou EaD.

A avaliação consiste em um formulário online de perguntas e respostas, no qual os dados de preenchimento são computados e enviados para compor o relatório gerencial de cada curso; posteriormente, essas informações são enviadas às coordenações. Além das questões objetivas, o questionário abre espaço para sugestões e comentários, de preenchimento opcional. É importante ressaltar que a identidade dos estudantes não é divulgada, constituindo-se como um processo anônimo.

O propósito do processo é instrumentalizar os professores, coordenações de curso e direções acadêmicas no sentido de criar mecanismos para contribuir com a melhoria na relação docente–discente e na práxis do processo de ensino-aprendizagem.