Secretário de Relações Internacionais participa de reunião da AUGM em São Paulo

Aconteceu durante os dias 11, 12 e 13 de abril na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, a primeira reunião em 2018 do grupo de delegados assessores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Composto por representantes de instituições acadêmicas de diversos países da América Latina, a iniciativa tem como objetivo estreitar laços internacionais, proporcionando assim uma ferramenta de educação cooperativa e global.

Chamados de delegados assessores, os 35 representantes de universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai estiveram reunidos na última semana para tratar de assuntos pertinentes as ações de programas de mobilidade para o ano de 2019. A FURG faz parte do grupo e tem como representante seu Secretário de Relações Internacionais, professor Milton Asmus, que, por sua vez, esteve presente nos plenários do evento.

AUGM

A Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), foi fundada no ano de 1991 e representa uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas, composta por seis países da América Latina. Em função de suas semelhanças e relativa proximidade, compartilham entre si aspectos relacionados a suas estruturas acadêmicas e equivalência de níveis de serviço, o que as deixam em condições viáveis de manter relações de cooperação.

Segundo as próprias informações institucionais do grupo, a AUGM surgiu como uma resposta para as adversidades e os desafios que a vida universitária enfrentava no começo da década de 90, fazendo com que a própria comunidade estudantil sentisse a necessidade de trabalhar e buscar pela excelência e a qualidade da educação superior pública.

A parceria se consolidou ao longo dos anos, e, de maneira solidária, as instituições afinaram suas relações de cooperação acadêmica. Com isso, puderam em conjunto buscar uma qualificação de recursos, instalações, equipamentos laboratoriais e bibliotecas, construindo um espaço universitário completo, de referência global, e, conforme os princípios do próprio grupo, acabam por multiplicar as possibilidades de ações globais entre si.

 

Assunto: Arquivo