Encontro de gerenciamento costeiro abre nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (21), às 19h, será aberto oficialmente o 10º Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (Encogerco). O evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro do Instituto de Oceanografia. Até o dia 24 de junho, no Cidec-Sul, estarão reunidos pesquisadores, profissionais, gestores, estudantes, instituições públicas e empresas, que apresentam, analisam e discutem trabalhos científicos, técnicos, novidades, tendências e demais assuntos da comunidade científica sobre a costa e Gerenciamento Costeiro integrado no Brasil.

Na cerimônia de abertura, está prevista a presença de dois representantes do MMA: Jair Vieira Tannus Junior, secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental e Régis Pinto de Lima, gerente de Gerenciamento Costeiro. Esse último, graduado pela FURG, será o primeiro palestrante do evento, logo após a abertura oficial. Também está prevista fala, por meio eletrônico, do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho.

O MMA e a FURG se propõem, com a 10ª edição do Encogerco, a retomar a série iniciada na década de 1990, resgatando o viés de avaliação do processo de gerenciamento costeiro integrado. A organização do evento em 2017 tem origem nas discussões do 2º Congresso Ibero Americano de Gestões Integradas de Áreas Litorais (Gial), realizado em Florianópolis no ano passado, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Red Iberoamericana de Manejo Costero Integrado (RED Ibermar).

PROGRAMAÇÃO

No 10º Encogerco, a programação é composta por temas específicos e aplicados, multiplicando o nível de conhecimento técnico-científico entre os participantes, independentemente dos países de origem e dos interesses acadêmicos e profissionais. Terá a participação de especialistas ligados às instituições de ensino e de pesquisa latino-americanas, além de profissionais de órgãos ambientais e setoriais, da iniciativa privada e de Organizações Não Governamentais.

Estão confirmados os temas e respectivos painelistas:

Planejamento Espacial Costeiro e Marinho - capitão de Fragata Ana Lucia Oliveira Costalunga, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar - Secirm e dra. Maria Gravina Ogata, da MGO Consultoria e Planejamento Ambiental;

Integração Zona Costeira e Bacias Hidrográficas - Sérgio Antônio Gonçalves, da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA e dr. Gilberto Fonseca Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes;

Adaptação às Mudanças Climáticas na Zona Costeira - dra. Thelma Krug, do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC – Inpe e dr. Dieter Carl Ernst Heino Muehe, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes;

Percepção do Gerenciamento Costeiro pela Sociedade - dra. Elza Kioko Kawakami Savaget, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e dra. Gisele Elias de Lima Porto, do Ministério Público Federal – MPF/RJ;

Além dos quatro painéis temáticos, haverá apresentação de trabalhos técnico-científicos orais e em pôsteres eletrônicos apresentados em telas inteligentes. Essa é uma das mais importantes atividades do evento, pois oportuniza a socialização dos resultados das pesquisas oceanográficas.

Ainda será realizada uma reunião com os 17 coordenadores dos estados costeiros responsáveis pelo gerenciamento costeiro no Brasil. Esta atividade é fechada ao público convidado. E, no sábado, encerrando o 10º Encogerco, acontece a Field Trip (saída de campo), pelo município do Rio Grande, com vagas limitadas e custo extra. As inscrições podem ser realizadas no site http://www.temeventos.com/encogerco .

 

Assunto: Arquivo