Biblioteca alternativa busca aproximar o livro à comunidade rio-grandina

Com o objetivo de retirar o livro da biblioteca e levá-lo à rua para incentivar a leitura da população, foi realizada, na última sexta-feira (18), a “Arvoreteca”, uma biblioteca alternativa, na Praça Tamandaré de Rio Grande. Mais de 400 livros foram pendurados nas árvores da praça para serem “colhidos” pelos que transitavam no local. A iniciativa foi promovida pelo curso de Biblioteconomia e o Sistema de Bibliotecas (SiB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em alusão ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março.  

A reação das pessoas foi de surpresa e se mostraram empolgados com a iniciativa, a partir dos relatos que foram ouvidos pelos pela comissão organizadora. Durante a atividade, praticamente todos os livros foram “colhidos” por crianças e por familiares que lembraram de seus pequenos. O foco desta edição foi a distribuição de livros para o público infantil. 

“Com a atividade percebemos o quanto é necessário o incentivo à leitura. A ação proporcionou à comunidade o acesso a livros de uma forma criativa e lúdica, fora do espaço convencional da biblioteca. Aproveita-se assim o tempo que as pessoas têm disponível e se oferece algo que acreditamos ser de extrema importância para a vida do cidadão”, ressalta a bibliotecária da FURG, Cristina Jorge.

Os resultados obtidos com essa edição da “Arvoreteca” foram um dos fatores de incentivo para a continuação do projeto. A proposta é a promoção de uma atividade semelhante voltada para o público adulto. A nova ação ainda não tem data definida.

 

Galeria

Assunto: Arquivo