Seminário discute temas como dificuldades de aprendizagem e aquisição de conhecimento

No último dia de atividades do 2º Seminário Nacional de Neurociências Aplicadas à Educação: Desafios e Possibilidades, a coordenadora do Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai) da FURG Carla Imaraya ministrou a palestra Dificuldades de Aprendizagem. O encontro procurou discutir o trabalho de educadores e profissionais no desenvolvimento de aprendizagem das pessoas com transtornos ligados à falta de concentração. De acordo com Carla, o tema é preocupante, pois, aparentemente, a criança não apresenta nenhuma característica. A dificuldade de aprendizagem só é perceptível quando ela começa a fazer contatos com os conteúdos científicos da escola e não surgem respostas, o que acaba dificultando o trabalho dos educadores. A dislexia, por exemplo, é um distúrbio que afeta a leitura, a escrita, a matemática e outras capacidades. Esta dificuldade não tem cura nem tratamento, apenas adaptações curriculares e de avaliação, disse. A professora destacou que os profissionais que trabalham com esta área precisam de preparo para sanar os efeitos da deficiência por meio de estímulos para desenvolver atividades. Todas as pessoas têm o direito de estarem na escola. A inclusão é verdadeira e é possível, ressalta Carla.

Como segunda atividade da manhã desta sexta-feira, 25, o professor de Filosofia da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), Felipe Muller, ministrou a palestra Conhecimento ao longo da vida. Com uma abordagem filosófica, Felipe buscou inicialmente distinguir, de forma teórica, os tipos de conhecimento chegando até o papel social que a sociedade atualmente desempenha em relação à aquisição de conhecimento. O professor também explanou sobre uma epistemologia coletiva. Todo o fenômeno de aquisição de conhecimento é liderado pela ciência e ela basicamente é orgânica, ou seja, trabalha de forma coletiva, afirma Felipe.

Ao final da manhã foi realizada mais uma mesa redonda. Na ocasião, a professora da FURG, Daniela Barros, mediou as discussões sobre os temas das duas palestras. As atividades continuam no período da tarde.

 

Assunto: Arquivo