Projeto Educação para Pescadores realiza formaturas

A comunidade da ilha da Torotama viveu momentos de alegria e realizações nos dias 2 e 3 deste mês. Foi nesses dias que mais de 100 pessoas realizaram o sonho da conclusão do Ensino Médio e/ou Fundamental, sendo pescadores artesanais que desejavam muito estudar e que devido à necessidade de trabalhar desde muito cedo não puderam concretizar o seu objetivo.

O Projeto Educação para Pescadores valorizou esses sonhos e entregou o canudo a 62 educandos do Ensino Médio, primeiros a se formarem na localidade, no dia 2. No dia 3, foram 54 do Ensino Fundamental, ambos na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A educação que o projeto enfatiza é de emancipação onde os educandos são os sujeitos do processo educativo, valorizando seus conhecimentos prévios e priorizando a relação de diálogo entre educando/educador. A proposta foi iniciada em julho de 2008 e visa a levar a certificação de conclusão de Ensino Fundamental e Médio para os pescadores jovens e adultos.

Claudio Elias Franco, que concluiu o Ensino Fundamental em 2009 e Médio em 2011, considera-se muito feliz por tê-los concluído, pois pensava que isso não iria ocorrer devido às marcas da formação anterior. Considera também que a competência dos órgãos envolvidos e a dedicação dos alunos foram os responsáveis pelo sucesso e conclusão dos estudos. Agora, quem pesca vai exercer a profissão e aguardar o ano que vem para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os que concluíram o Ensino Fundamental esperarão para solicitar o Ensino Médio e, posteriormente, realizar o Enem.

Para concluir as atividades do Projeto em 2011, haverá a formatura do Ensino Fundamental na Ilha dos Marinheiros, neste sábado (17), às 18h, na sede do Esporte Clube Libertador. Será a primeira turma a se formar nessa localidade com aproximadamente 45 educandos.

O Projeto já contemplou mais de 200 pescadores (157 concluintes no Ensino Fundamental e 64 no Ensino Médio). Segundo o coordenador do projeto, Sicero Agostinho Miranda, a intenção para 2012 é criar um pré-universitário na Ilha da Torotama e abrir novas turmas de Ensino Médio nas duas ilhas.

O projeto Educação para Pescadores é uma parceria entre:

- FURG, através do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e o Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets)

- Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja)

- Prefeitura de Rio Grande, através das secretarias da Pesca e de Educação e Cultura

- Capitania dos Portos do RS

- 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)

- Colônia de Pescadores Z-1

- Escola Municipal Cristóvão Pereira de Abreu

- Escola Municipal Renascer

- Unidade Básica de Saúde da Ilha da Torotama e Ilha dos Marinheiros

 

Galeria

Assunto: Arquivo