Seminário discute o passado, o presente e o futuro do Taim

Duzentos e cinquenta inscritos participam até a terça-feira, 13, do Seminário Taim 25 anos: Pesquisa e Sustentabilidade, realizado no Cidec-Sul, Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Cinco palestras, duas mesas-redondas, 55 trabalhos apresentados em paineis e dez em comunicação oral abordarão atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de promover a integração com o público em geral para discutir aspectos relacionados à conservação da Estação Ecológica.

O evento é promovido pelo Programa de Extensão Universitária em Ecologia e Sustentabilidade Ambiental do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/FURG), Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PPG-BAC ICB/FURG) e administração da Estação Ecológica do Taim (ICMBio Esec/Taim).

Para a secretária estadual do Meio Ambiente Jussara Cony, presente na abertura do evento durante a manhã desta segunda-feira, 12, o seminário representa a oportunidade de trabalho conjunto entre diversos segmentos da sociedade para a preservação da biodiversidade. As experiências no Taim são estratégicas para novas experiências que teremos no bioma Pampa, afirma, sobre a criação de novas unidades de conservação previstas pelo Governo do Estado.

Também presente na abertura, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Danilo Giroldo, lembra que o evento reflete a vocação institucional da Universidade, voltada aos ecossistemas costeiro e oceânico, e as ações estratégicas da FURG, voltadas ao desenvolvimento regional, respondendo às demandas da sociedade.

O chefe da Esec-Taim, oc. Henrique Horn Ilha, ressalta que a Estação Ecológica do Taim é de todos e esse fator é o mais importante para o sucesso das ações. O envolvimento das pessoas e instituições é uma grande vitória, reforçou. Ele foi responsável pela palestra de abertura, com o tema Taim, passado e presente.

O envolvimento de diversos atores sociais também é destacado pelo presidente da comissão organizadora do seminário, prof. dr. Cleber Palma Silva. Para ele, os objetivos começaram a ser alcançados já no momento das inscrições: com dez dias de antecedência, as 250 vagas oferecidas foram preenchidas, reforçando a integração da comunidade com a Universidade.

Na terça-feira, a programação inicia às 8h30min. O encerramento do evento está previsto para as 17h50min. Mais informações em http://programaecologiaesustentabilidade.blogspot.com/p/taim-25-anos.html.

 

Galeria

Assunto: Arquivo