Nudese implanta TI Verde

O Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) da Universidade Federal do Rio Grande FURG incluiu práticas da Tecnologia da Informação (TI) Verde em seu dia-a-dia, com o objetivo de respeitar a natureza economizando energia. Para isso, foram adotados vários métodos.

O primeiro deles é a implantação nos computadores de um software de gestão de energia chamado Edison produzido pela Verdiem. O aplicativo Edison, destinado a reduzir o consumo desnecessário de eletricidade pelo computador, age monitorando a atividade do micro adotando políticas de economia, conforme o tempo de atividade/inatividade do computador, explica o bolsista do projeto, Jonas Casarin, que está no segundo ano do Curso de Sistemas da Informação da FURG.

Com o aplicativo, a estimativa anual de economia no Nudese é de 7.171,46 kWh, o que representa R$ 740,79 a menos nos gastos com energia elétrica. Em Kg de Carbono, a economia está estimada em 4.433,56.

O segundo método é a adoção de background (fundo de tela) preto, tanto no desktop quanto em páginas web bastante utilizadas (Google Black), pois o preto é a cor que menos consome energia no computador, segundo pesquisas.

Outro método é a utilização de ecofontes como padrão alternativo para os editores de texto, pois economizam 20% de toners ou tinta na impressão. A capacidade da Ecofont em economizar se deve simplesmente ao fato de ela possuir diversos círculos dentro dos caracteres impressos, o que faz com que se gaste menos tinta sem sequer alterar a qualidade da impressão e o melhor, a Ecofont faz isso sem diminuir a legibilidade do texto, explica o bolsista.

Ainda, o Nudese iniciou o processo de conscientização da equipe com o objetivo de aproveitar ao máximo os recursos oferecidos através da utilização de papeis reciclados e da reutilização dos papeis quando as impressões são mal sucedidas. A implantação da TI Verde, que tem como foco a adoção de tecnologias sustentáveis com o intuito de minimizar os impactos gerados pelo homem, é orientada pelo prof. dr. Guilherme Lerch Lunardi, pró-reitor de Infraestrutura.

Abaixo, exemplo de ecofont e a tabela de cores e consumo de energia.

 

Galeria

Assunto: Arquivo