II Fórum Ambiental mobiliza ações para implementação da agenda ambiental da FURG

Aconteceu no dia 30 de outubro, no Cidec-Sul, o II Fórum Ambiental da FURG. O objetivo foi acompanhar a gestão e o planejamento ambiental da universidade, além de discutir e propor ações que visem a promover sua política ambiental.

Nessa edição, o enfoque principal foi a implementação da agenda ambiental da FURG, vinculada ao termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e as propostas do PDI 2019-22. As atividades tiveram início com a mesa de abertura, que contou com a presença do vice-reitor da FURG e presidente do Comitê Diretor das SGA, Danilo Giroldo, o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Morrone, o secretário de Gestão Ambiental da FURG, Cleber Palma Silva, o coordenador regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Henrique Ilha, e o coordenador do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado de Pelotas, Paulo Duarte da Silva.

Para o professor Danilo Giroldo, “temos uma trajetória que nos orgulha muito em relação à questão ambiental. Saímos de um cenário em 2011 onde tínhamos uma inércia muito grande em questões de licenciamento, descarte de resíduos e outros passivos. Seguimos esse caminho, envolvendo cada vez mais a comunidade, e agora estamos no ponto de discutir a inserção das nossas ações ambientais no Plano de Desenvolvimento Institucional”.

Em sua fala, Henrique Ilha ressaltou as dificuldades de implantar as novas agendas ambientais em suas unidades, devido à resistência histórica, e mostrou-se bastante confiante com as iniciativas ambientais adotadas pela FURG. “É muito importante olhar para dentro, pois temos o poder de transformar. Somente assim conseguiremos avançar”, disse.

Para o professor Cleber Silva, este é o segundo evento “que marca a progressão em termos de institucionalização da nossa política. A cada ano, percebemos que a universidade está evoluindo. Passamos por etapas de regulamentação, assinatura de termos de adesão, e agora vamos discutir efetivamente como as unidades devem entrar nesse processo para garantir êxito nesses cinco anos de vigência que teremos de A3P”.

O secretário Eduardo Morrone fez um relato sobre os avanços nas ações ambientais adotadas pela Prefeitura desde a primeira edição do Fórum Ambiental, e que contam com o apoio constante da FURG. “Queremos construir cada vez mais essa parceria, especialmente neste momento em que estamos rediscutindo o Plano Diretor do Executivo”, afirmou.

Também estiveram presentes os pró-reitores Daniel Porciúncula Prado (Extensão e Cultura), Lúcia Anello (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), e Marcos Amarante (Infraestrutura).

Ainda pela manhã, houve uma palestra da professora e advogada Teresa V. Pinheiro (AGU), que abordou contratações sustentáveis, seguida de mesa redonda sobre as experiências em gestão ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da própria FURG. À tarde, houve atividade em grupos de trabalho que refletiram sobre a implementação da agenda através de ações a serem conduzidas pelas unidades.

O Fórum Ambiental é formado pelo Comitê Diretor (CD-SGA), pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga-SGA), pelos Agentes de Gestão Ambiental (AGA) das unidades, e por toda a comunidade acadêmica.

 

Fotos: Fernando Halal

 

Galeria

Assunto: Arquivo