FURG consulta comunidade para elaboração de Plano de Dados Abertos

Na próxima quinta-feira, 25, começa a consulta para elaboração do Plano de Dados Abertos da FURG. Atendendo à Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, a universidade quer saber que dados são considerados prioritários para serem abertos. O conjunto de respostas vai basear o documento que definirá quais informações institucionais, de que maneira e a partir de quando serão tornadas acessíveis a qualquer pessoa interessada. A consulta vai até 12 de novembro e pode ser respondida por toda a comunidade em www.consultas.furg.br.

O Plano de Dados Abertos da FURG

Instituída em maio de 2016 (Decreto 8777/2016), a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal determina a obrigatoriedade de publicação dos Planos de Dados Abertos pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A FURG prepara o Plano de Dados Abertos institucional a partir da ação do grupo de trabalho designado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC). A consulta à comunidade é mais um passo para a elaboração do documento.

“Os dados abertos são muito importantes para que a sociedade tenha acesso simples e direto a um conjunto de informações institucionais relevantes para o público. Com isso, a comunidade terá melhores condições de se apropriar da relevância das universidades públicas, para compreender com mais profundidade nosso papel no desenvolvimento socioambiental, econômico, científico e tecnológico do Brasil”, disse Danilo Giroldo, vice-reitor da FURG. A elaboração do Plano de Dados Abertos será concluída no primeiro semestre de 2019 e vai orientar as ações de implementação e de promoção de abertura de dados durante dois anos.

Dados Abertos

Dados são considerados abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeita, eventualmente, à exigência de creditar sua autoria e compartilhar pela mesma licença, de acordo com a Open Knowledge International (OKF) – organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento livre. Dados produzidos, coletados ou custodiados por autoridades públicas e disponibilizados em formato aberto são considerados dados abertos governamentais, como serão os da FURG.

Segundo a Fundação do Conhecimento Aberto, os dados governamentais podem ser considerados abertos quando apresentam oito características: são completos; primários; atuais; acessíveis; processáveis por máquinas; disponíveis a todos, sem exceção; sem proprietário; e livres de licença.

Com a abertura dos dados, a FURG dará mais transparência às ações da universidade, fomentando, além da cultura de transparência, a pesquisa científica e tecnológica, a inovação e o controle social.

 

Assunto: Arquivo