FURG e Corpo de Bombeiros assinam convênio de cooperação científica e tecnológica

A FURG e o Corpo de Bombeiros assinaram na tarde desta quinta-feira, 4, um termo de cooperação científica e tecnológica. Com o convênio, o Laboratório de Estudos e Pesquisas e Metodologias de Sistemas de Apoio à Decisão (LabSADi) da universidade dará à corporação apoio técnico-científico buscando assegurar a implantação e execução das ações do projeto "Um estudo sobre a demanda e distribuição espacial do serviço de atendimento de ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul: Estudo de caso no 3º. Batalhão de Bombeiros Militar". Participaram da cerimônia de assinatura a reitora Cleuza Maria Sobral Dias e o comandante-geral do CBMRS, Coronel Cleber Valinodo Pereira. 

Trata-se da oportunidade de resolução de um problema multidisciplinar que envolve o desenvolvimento de algoritmos matemáticos de otimização combinatória, análise multivariada dos dados de ocorrência e a criação de aplicativo computacional. As atividades vão acontecer nas instalações do LabSADi, obedecendo ao cronograma do projeto. 

À FURG, caberá identificar os axiomas necessários para solucionar o problema proposto da distribuição espacial do atendimento de ocorrências do 3º. BBM; realizar o estudo de séries temporais dos registros de ocorrências do 3º. BBM no biênio 2017-18; apresentar a modelagem matemática para a forma da situação-problema, explicitando as possíveis soluções para a distribuição de rotas e localização dos pontos de origem de atendimento; e implementar o algoritmo em um aplicativo de smartphone. Entre as ações do 3º. Batalhão de Bombeiro Militar, estão autorizar a aplicação de questionários e outros instrumentos de pesquisa para realização de coleta de dados do projeto; disponibilizar acesso a dados operacionais que sejam de relevância para a obtenção do projeto; apoiar o Laboratório em ações que visem a sua participação em editais de agências de fomento, no intuito de angariar recursos para etapas do projeto; e permitir a divulgação em meios científicos dos resultados obtidos. 

O convênio tem prazo de vigência de 5 anos. 

 

Assunto: Arquivo