Encontros Locco promove palestra sobre salvaguarda de patrimônio arqueológico na segunda, 17

A palestra “Extroversão do patrimônio arqueológico salvaguardado” será promovida pelo projeto Encontros Locco na próxima segunda-feira, 17, ministrada por Daiane Pereira, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais. A palestra acontecerá na sala 4110 do prédio 4, no Campus Carreiros, às 14h. As inscrições podem ser feitas através do Sistema de Inscrições (Sinsc) FURG até o dia do evento.

O objetivo desse encontro, segundo a palestrante, é contribuir para a discussão do papel social que as reservas técnicas possuem, tanto para conservação como para a extroversão do patrimônio arqueológico, tentando desconstruir o caráter unicamente depositário que tem sido atribuído ao mesmo. A conversa irá abordar a relação interdisciplinar entre arqueologia e museologia, relativa ao processo de musealização do patrimônio arqueológico, o que oferece à pesquisa o conjunto de ações necessárias para alcançar a preservação dos bens arqueológicos, perfazendo a salvaguarda (conservação e documentação) e a comunicação (exposição e ações educativas culturais).

O projeto

O Lume Observatório das Coisas Contemporâneas (Locco) estrutura-se como um espaço de pesquisa/ensino/extensão que tem como propósito observar o estado da arte e fomentar estudos ligados às materialidades contemporâneas. O projeto de ensino Encontros Locco se define como abertura para um espaço de observação, análise, crítica e ação sobre temas pertinentes e estratégicos no tempo e no espaço. Os encontros, que variam em metodologias de desenvolvimento (seminários, cine-debates, conferências, etc) têm por objetivo propiciar oportunidades de ensino e aprendizagem sobre o eixo geral da proposta, as materialidades contemporâneas por meio de uma abordagem arqueológica. 

 

Assunto: Arquivo