UTI Pediátrica completa um ano em funcionamento - Unidade iniciou as atividades em maio de 2017

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh

Na terça-feira, 22 de maio, completou um ano do descerramento da placa inaugural da UTI Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para marcar a data, foi realizada uma solenidade interna com os profissionais que atuam na unidade e algumas representações, dentre elas, as Amigas do HU e os pró-reitores da FURG, Mozart Tavares Martins Filho, de Planejamento e Administração, e Marcos Amarante, de Infraestrutura.

Os depoimentos e manifestações evocaram emoção, enfatizando a necessidade da UTI Pediátrica para a região e a continuidade do trabalho para colocar em funcionamento os outros cinco leitos que hoje não estão disponíveis para ocupação. Outro destaque é a equipe multidisciplinar, composta por médicos pediatras, enfermeiros qualificados para o tratamento intensivo, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais necessários para os procedimentos assistenciais e administrativos realizados na unidade.

Em um ano, foram realizadas 111 internações de crianças maiores de 28 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias, sendo: 93 pacientes de Rio Grande (83,78%); dez pacientes de São José do Norte (9%); quatro pacientes de Santa Vitória do Palmar (3,6%); um paciente de Piratini (0,9%); um paciente de Minas Gerais (0,9%); um paciente de Tavares (0,9%) e um paciente de Santa Rosa (0,9%). As informações foram obtidas pelo Sistema Integrado de Gestão Hospitalar (SIGH).

Histórico

O projeto de instalação da UTI Pediátrica no HU-FURG iniciou com a campanha lançada pelas Amigas do HU, em 2004. Posteriormente, houve a apresentação da proposta na Consulta Popular do Orçamento Participativo de 2005, sendo aprovado como prioridade por se tratar de uma necessidade da população local. Desde a época, diversas entidades uniram forças e se mobilizaram a fim de juntar os recursos financeiros necessários para a adequação do espaço às demandas da UTI Pediátrica.

Em 2010, o HU passou a integrar o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (ReHUF), destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais e integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos termos do art. 4º da Lei nº 8,080, de 19 de setembro de 1990. Diversas obras foram desenvolvidas, como a conclusão da UTI Pediátrica, em 2011.

Com a infraestrutura física da UTI Pediátrica pronta, começaram as tratativas para viabilizar a abertura da unidade. Na busca por recursos humanos, foram realizadas diversas ações, dentre elas, a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg) lançou três editais de concurso público para suprir o quadro de profissionais especializados, sendo que em 2012 e 2013 não houve inscrições e em 2014, não houve aprovados. No mesmo período, foram realizadas outras tratativas com a FURG e Secretaria de Município de Saúde (SMS) para contratação e cedência de profissionais, que não completaram o quadro necessário.

Em 2013, com a mobilização popular e de entidades, foram contratados técnicos de enfermagem e enfermeiros. Entretanto, o início não foi possível pela falta de médicos especialistas. Com a impossibilidade de ativação da unidade, os trabalhadores foram distribuídos em unidades onde havia insuficiência destes profissionais.

Em 2015, com a adesão à Ebserh e a consequente realização de concurso público e nomeações, foi possível ter um quadro de profissionais adequado ao que pede a legislação para o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

Em 2 de maio de 2017, a UTI Pediátrica iniciou o atendimento à população, sendo oficialmente inaugurada em 22 de maio do mesmo ano, com a presença da reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias; do presidente da Ebserh, Kleber de Melo Moraes; e diversas autoridades municipais, estaduais e nacionais. 

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

 

 

 

 

Assunto: Arquivo