FURG reforça compromisso socioambiental e adere à A3P

Promover a conscientização de uma cultura da utilização coerente e racional dos recursos naturais e dos bens públicos. Com esse objetivo, a FURG assinou o termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O convênio tem por finalidade integrar esforços para estabelecer, no âmbito universitário, a melhoria contínua do padrão de responsabilidade nas suas atividades rotineiras, buscando progressivamente reduzir ao máximo o impacto sobre o meio ambiente.

“É um programa amplo, audacioso. O desafio agora é inserir essas ações dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), envolvendo também as comunidades acadêmica e administrativa”, explica o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo. Ele salienta que a participação e o apoio de todos serão fundamentais para o desenvolvimento dos projetos nos próximos cinco anos. “Em poucos anos, saímos de uma situação onde não havia a institucionalização da Gestão Ambiental na FURG, e agora damos mais um importante passo adiante”, completa o professor Giroldo.

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente e não prevê repasse de verbas. Seu objetivo é propor a execução de ações socioambientais em consonância com a política ambiental da universidade e as normas estabelecidas para o serviço público. O plano prevê a implantação de um conjunto de compromissos no ambiente universitário, entre eles a redução do consumo de papel, água e energia.

A agenda já está em plena atividade. O Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (CD-SGA) assume a função de comissão gestora do plano, e está acompanhando a sua implementação. No início do processo, o objetivo será reforçar a divulgação do plano, visando aproximar todos os atores envolvidos. Posteriormente, um conjunto de indicadores irá mensurar os avanços atingidos. As propostas de ações foram elaboradas pelas comissões permanentes de apoio ao Sistema de Gestão Ambiental (CPs-SGA), e discutidas e aprovadas durante o 1º Fórum Ambiental em 2017.

A universidade vem se destacando em relação a questões que envolvem o meio ambiente desde a sua fundação, em 1969. A FURG tem vocação aos ecossistemas costeiros e oceânicos e é reconhecida por oferecer cursos de graduação e pós-graduação de excelente qualidade dentro da temática ambiental.

 

Histórico

O processo de institucionalização da Gestão Ambiental teve início em 2011. No ano seguinte, foi realizado o “I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: Construindo uma Política de Gestão Ambiental para a FURG”, através das Pró-Reitorias de Infraestrutura e de Extensão e Cultura. Foi produzido um relatório apresentando o resultado de discussões nos temas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Plano Diretor e Uso dos Espaços, e Uso Racional dos Recursos.

Outro ponto importante foi a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que passou a operar em março de 2016. O início das atividades foi registrado a partir da nomeação do professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG, Cleber Palma Silva, como coordenador da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (SIGA). De acordo com ele, o conjunto de ações propostas pela A3P “cria condições favoráveis para o desenvolvimento de uma forte integração entre todas as unidades, e deverá ser um marco para o desenvolvimento e ampliação de boas práticas ambientais”.

“Nós temos excelência na produção acadêmica no campo da gestão ambiental, e precisamos trazer essa excelência também para a prática administrativa”, justifica o vice-reitor. “Optamos por esse plano ousado justamente para que seja provocada a execução de ações, e também para dar a dimensão de tudo o que a universidade entende como adequado”, finaliza o professor Danilo Giroldo.

 

Gestão Ambiental

Vinculado diretamente à reitoria, o SGA é voltado para o desenvolvimento e implantação da Política Ambiental da Universidade. Entre seus principais objetivos, estão fomentar valores e práticas voltadas para a sustentabilidade ambiental nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, em um processo de melhoria contínua.

O Sistema de Gestão Ambiental foi instituído a partir da aprovação da Política Ambiental da FURG pelo Conselho Universitário (Consun), com a resolução 032/2014, e regulamentado pela deliberação 113/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea).

As ações do SGA têm como base sete princípios de atuação, presentes no documento da Política Ambiental: sustentabilidade, precaução, prevenção, cooperação, informação ambiental, melhoria continua e integração de saberes. 

 

Assunto: Arquivo