Paiets Indígena e Quilombola realiza acolhida dos estudantes na FURG

O Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets)  Indígena e Quilombola realizou no sábado, 7, a acolhida aos estudantes quilombolas e remanescentes de quilombos que estudam FURG. Na oportunidade, os bolsistas do subprograma, coordenado pelo professor Vilmar Alves Pereira, apresentaram-se aos acadêmicos enquanto grupo.

O Paiets Indígena e Quilombola atua como ferramenta de permanência dos estudantes pertencentes às comunidades tradicionais na universidade, bem como proporciona espaços de diálogo e formação ao longo do ano letivo. 

Na ocasião, os estudantes participaram de uma dinâmica inicial em que expuseram as constantes dificuldades e possíveis motivos de evasão que encontram ao longo de suas vivências no ambiente acadêmico. Além disso, foi apresentada a bandeira de Zumbi dos Palmares, importante símbolo de resistência das comunidades tradicionais que foi doada pelo jovem artista rio-grandino Vlady Artys. 

O Paiets Indígena e Quilombola foi criado no ano de 2012 sob a perspectiva da Educação Popular e, atualmente, é composto por uma bolsista da área de ciências biológicas, um bolsista da área de ciências exatas, dois bolsistas da área de ciências humanas, uma aluna e voluntária do curso de Pedagogia e um mestrando bolsista da Capes.

Dentre as atividades previstas do grupo para o ano de 2018 está fixado um espaço de formação nas sexta-feiras das 14h às 17h. Esse espaço de formação é aberto aos estudantes indígenas e quilombolas. 

 

Galeria

Assunto: Arquivo