"Gaucho. Cartografías entre(s) Fronteras" está em exposição na Casa da Cultura da América Latina, em Brasília

A configuração contemporânea da cultura gaúcha - própria da Argentina, Uruguai e sul do Brasil - é o mote da exposição/instalação audiovisual "Gaucho. Cartografías entre(s) Fronteras" que os artistas visuais Teresa Lenzi, professora do curso de Artes Visuais da FURG e Jesús Pérez García, doutorando do Programa de Pós-graduação em História da Literatura da FURG apresentam na galeria Casa da Cultura da América Latina (CAL) da Universidade de Brasília (UnB), com curadoria da professora Cinara Barbosa.

O trabalho - inaugurado no dia 11 de abril - é composto por fotografias, vídeos, cartografias imagético-textuais, fragmentos de um diário escrito durante a viagem de seis semanas feita pelos dois pesquisadores pela Banda Oriental (desde o Rio Grande do Sul até Buenos Aires) e de entrevistas com cidadãos comuns sobre a relação que eles tinham com a sua própria cultura. A mostra une a gaúcha Teresa Lenzi, professora da FURG e o espanhol Jesús Pérez García. O projeto também foi selecionado para ser exposto na Universidade de Murcia, na Espanha, no ano 2017.

"A dissolução progressiva do estado nação, nesses tempos de globalização, está renovando o vigor dessa cultura dividida em nacionalidades, mas, ao mesmo tempo, está introduzindo novos elementos que provocam um debate sobre identidade", asseguram os autores, na apresentação do projeto. 

A exposição permanece aberta até o dia 22 de maio de 2018. 

 

Galeria

Assunto: Arquivo