Carmen da Silva em destaque na 45ª Feira do Livro da FURG

Carmen da Silva foi tema da palestra de Nubia Hanciau na sexta-feira, 2, no Espaço Literário da 45ª Feira do Livro da FURG. Uma das mais notáveis feministas brasileiras do século 20, a escritora rio-grandina influencia debates atuais sobre protagonismo feminino e igualdade de gênero e é objeto de dissertações e teses no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLA) da FURG e pelo país.

Nubia Hanciau, professora do Instituto de Letras e Artes, parabenizou a organização da feira pela escolha de Aimée Bolaños como escritora homenageada e do tema deste ano – Histórias de Mulheres. Para a professora, a escolha da FURG “enfatiza essa importância do trabalho que historicamente realizaram e ressalta necessidades de dar visibilidade a diferentes mulheres, dos mais diferentes contextos sociais, suas trajetórias, suas lutas, suas práticas de resistência e suas conquistas”.

A palestrante, que há cerca de 15 anos se dedica ao projeto Carmen da Silva – uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro, junto ao PPGL, mostrou e distribuiu o livro A arte de ser ousada, de Comba Marques Porto e sobre Carmen, de que assinou a apresentação. O projeto de pesquisa e o site www.carmendasilva.com.br são um reconhecimento à memória desta “desconhecida, mas cujos escritos ainda são e dão exemplo de pioneirismo nacional, sobretudo no que diz respeito às questões da mulher”, disse Nubia.

O anúncio do lançamento das atividades alusivas ao Centenário de Carmen da Silva foi feito ao fim do encontro. A proposta, organizada por Nubia, é reunir todos os alunos, ex-alunos, colegas, pesquisadores da obra, parentes e amigos de Carmen em Rio Grande no final do ano que vem. Carmen da Silva nasceu no último dia do ano de 1919.

Tradicionalismo

A Arena Cultural teve noite tradicionalista, atraindo expressivo público que prestigiou as apresentações da Invernada Xirú e do CTG Farroupilha da FURG. A Rua das Crianças contou com as Vivências Griô – Uma história de Carnaval: O amor entre a babá e o cozinheiro, com a mestre Griô Sirley Amaro, a Roda de Capoeira, com o grupo Marauê, e o Circo do Palhaço Só, com Lori Nelson, do Teatro do Sol.

Sábado na feira

No sábado, 3, o espetáculo Receita para desatar nós da garganta, de Paola Kirst, é a atração musical da Arena Cultural, às 21h30. Na Rua das Crianças haverá Leituras de histórias Pibidianas do Álbum do Pibid FURG 3, às 19h; Aulão de Zumba Infantil, com Lucas Goulart e Projeto Rio Grande em Ação, da Smed, às 21h; Teatro de Fantoche, com a Biblioteca Itinerante do Caic, às 22h; e Setor 03 – Cine Pais e Filhos, às 23h.

O Espaço Literário recebe, às 19h, o Encontro do Clube de Leitura Leia Mulheres – Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling. Em seguida, ocorrem as últimas Conversa com o autor e Sessão de autógrafos coletiva desta edição da feira.

Obras e autografantes

Álbum Pibid FURG 6, organizado por Ana Zeferina Maio, Dinah Quesada Beck e Elaine Corrêa Pereira

Uma história da Literatura:periódicos, memória e sistema literário no Rio Grande do Sul do Século XIX, de Mauro Nicola Póvoas

Consciência Fonológica: coletânea de atividades orais para a sala de aula, de Susie Enke Ilha, Alexander Severo Cordoba e Claudia Camila Lara

Caio: a Primavera das Pessoas, de Léo Otessen

Práticas do Ensino de Literatura: do cânone ao contemporâneo, organizado por Artur Emilio Alarcom Vaz, Mairim Link Piva e Claudia Mentz Martins

Da Penicilina à Mandrágora. A extraordinária revolução da medicina cientifica. 1800-1920, de Antonio Cardoso Sparvoli

Memória In Vitro, de Ana Luisa Dresch, Sandra Akemi Sato, Tereza Lenzi

Magriço, o menino pintor, de Pablo José Mateus do Pinho

O amor errado mais certo do mundo, de Daniela Altmayer

 

Fotos: Daniel Corrêa

 

Assunto: Arquivo