Doutoranda da FURG recebe premiação da Sociedade Americana de Elasmobrânquios

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF), Mariana da Fontoura Martins, foi contemplada junto ao “Young Professional Recruitment Fund”, da Sociedade Americana de Elasmobrânquios. É uma oportunidade aberta aos jovens pesquisadores que trabalham nos mais diversos projetos com Elasmobrânquios no mundo todo. Até hoje, apenas quatro brasileiros foram contemplados no edital.

Sob orientação do prof. Adalto Bianchini, o projeto de tese está focado na avaliação dos efeitos de contaminantes ambientais no desenvolvimento embrionário da raia-viola Pseudobatos horkelii. Os dados obtidos servirão para avaliar possíveis ameaças às populações de raia-viola e, possivelmente, às demais espécies de elasmobrânquios da região em estudo.

Além disso, a detecção de diversos contaminantes emergentes, sobretudo produtos de higiene pessoal e fármacos, nunca foi reportada ao grupo taxonômico. A análise inédita de efeitos de contaminantes no desenvolvimento embrionário em elasmobrânquios possibilitará o melhor entendimento dos efeitos dos contaminantes na vida intrauterina. O estudo vai auxiliar na previsão das consequências da contaminação química além do nível organísmico – já que efeitos prejudiciais na prole podem comprometer o recrutamento da população.

 

Assunto: Arquivo