Graduados em licenciatura internacional recebem certificados de dupla diplomação

Três estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) receberam nesta quarta-feira, 13, os documentos da dupla diplomação feita entre os anos de 2012 e 2015, na Universidade de Aveiro, em Portugal, pelo Programa em Licenciaturas Internacionais (PLI) da CAPES.  

A cerimônia de entrega dos diplomas ocorreu no auditório do Prédio das Pró-Reitorias no Campus Carreiros. Um dos objetivos do PLI é ampliar a formação de docentes para o ensino básico nacional. Em dois anos no país europeu, os selecionados receberam benefícios de seguro saúde e auxílios instalação e deslocamento. 

Entre os documentos entregues estão: a certidão que atesta a dupla diplomação, o histórico escolar com as disciplinas cursadas e o diploma da Universidade de Aveiro - elaborado nos moldes do Conselho Europeu de Educação. 

“É um programa de intercâmbio muito importante para as licenciaturas, que incentiva os alunos a saírem temporariamente das nossas universidades brasileiras e conhecer a vivência curricular de universidades européias. Além de ser enriquecedor viver em outra cultura, longe de casa”, disse o pró-reitor de graduação, Renato Duro Dias. 

Graduada em Letras – Português/ Inglês, Alice Almeida, hoje mestranda em História da Literatura pela FURG, enfatizou o acolhimento na cidade portuguesa e, também, a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na educação brasileira.“Nas disciplinas tínhamos um limite de obrigatórias, mas o interessante é que a parte prática foi feita aqui no Brasil. A prática docente foi aqui. Voltamos com uma bagagem acadêmica, mas também pessoal. Nós tivemos um suporte, fomos muito bem acolhidos”, completou. 

A caminho do doutorado, Guilherme Limberger, graduado em Ciências Biológicas, considera fundamental o crescimento pessoal, mas, principalmente, a noção de responsabilidade.  “Temos o desafio de cumprir os créditos, sem poder reprovar. É muito estudo, mas no final acaba sendo muito gratificante e recompensador”, enfatizou. 

No período de 2012 a 2015, outros três estudantes concluíram a diplomação sanduíche e receberão os documentos que estão disponíveis na Prograd. 

 

Assunto: Arquivo