Oceantec: solenidade de inauguração destaca função social do parque

A FURG oficializou a entrega do Oceantec - Parque Científico e Tecnológico à comunidade regional, na última terça-feira (14). O espaço, criado em 2010 pelo Conselho Universitário (Consun), oferece acomodações físicas, suporte técnico e serviços de apoio para uso compartilhado por empreendimentos voltados à tecnologia e inovação.

Na solenidade de inauguração, a reitora Cleuza Dias enfatizou o papel do parque tecnológico no desenvolvimento regional. Com iniciativas como essa, a universidade “concretiza uma das suas funções sociais, que é a parceria com a sociedade, através das empresas, comércio, indústria, para que juntos possamos, integrando governo do Estado, prefeituras e parceiros, pensar no desenvolvimento qualificado de nossa região”, afirmou.

Para o vice-reitor Danilo Giroldo, o Oceantec oportuniza facilitar a interação da nossa capacidade instalada com as demandas da sociedade, trabalhando com a competência e a capacidade técnico-científica da universidade, instituída a partir da proximidade com os processos produtivos da região e a vocação voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos. “Temos enormes desafios na área da educação, de fazer as camadas populares alcançarem o ensino superior, fazer com que a educação possa transformar de fato o nosso país. Espaços como esse são exemplos que vão cristalizando a cultura de que a inovação pode transformar”, considerou.

O projeto do Oceantec foi concebido na gestão do ex-reitor João Carlos Cousin e ex-vice-reitor Ernesto Casares Pinto, presentes na inauguração e lembrados pelos atuais gestores da universidade pelo pioneirismo e incentivo.

Desenvolvimento regional

O comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Victor Gomes, lembrou o papel do Oceantec na parceria já existente da instituição com a universidade. “Vejo uma possibilidade muito grande de ampliar ainda mais a interação com a própria universidade e com todas as entidades ligadas à atividade marítima”, afimou.

O prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer destacou o potencial do Oceantec para manter na região os recursos humanos qualificados. Para Lindenmeyer, o parque “torna-se uma grande oportunidade, para nossa região, para nossas cidades de Rio Grande e São José do Norte, de alavancar o desenvolvimento articulado, aproveitando o que temos de excelência”.

O presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Jorge Audy, lembrou o protagonismo das universidades federais frente à demanda social. “Sementes como essa são um processo irreversível de transformação, não só da universidade, mas, principalmente, da cidade e das regiões. É assim no mundo inteiro há décadas, não vai ser diferente no Brasil”, garantiu.

Também estiveram presentes na solenidade, a prefeita de São José do Norte Fabiane Zogbi, o diretor-superintendente do Sebrae/RS Derly Cunha Fialho, o presidente da Câmara de Comércio do Rio Grande e coordenador do movimento Aliança Rio Grande Antônio Bachieri Duarte, o gestor do Oceantec Arthur Gibbon, e representantes do Governo do Estado, Superintendência do Porto do Rio Grande e IFRS-Rio Grande, entre outras entidades.

Estrutura

O Oceantec abriga o Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval e Energia, com o Centro de Simulação e Manobras Navais, e está preparado para sediar a Innovatio - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG, laboratórios, empresas, entidades de representação e empreendimentos de apoio à infraestrutura.

O projeto conta com recursos da secretaria da Educação Superior (SeSU) do Ministério da Educação, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal do Rio Grande e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e está registrado no Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos.

Fotos: Stefanie Herz - Secom

 

Assunto: Arquivo