Oceantec inaugura com simulador de navegação nas novas instalações do Parque Tecnológico da FURG

Desde o início do ano que a FURG conta com Simulador Marítimo Hidroviário, um simulador de navegação pioneiro no Estado do Rio Grande do Sul. Antes localizado no Cidec-Sul, no Campus Carreiros, o equipamento foi transferido para as novas instalações do Oceantec, o Parque Tecnológico da FURG, que será inaugurado nesta terça-feira, 14, às 18h30.

Até então, tal equipamento para exercícios de manobra e praticagem só existia em São Paulo, para onde foram, há alguns anos, os engenheiros da Ecovix para treinar a retirada da plataforma P-66 do dique seco. Foi então que surgiu a parceria do Arranjo Produtivo Local do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno (APL) com a Technomar Engenharia Oceânica, que atualmente fornece a segunda parte de um treinamento que começou em maio deste ano

A equipe do APL composta pelos engenheiros Fernando Penteado e Cristiano Steffens, e ainda Elisa Helena Fernandes, professora do Instituto de Oceanografia, está sendo treinada para, futuramente, poder operar o simulador de navegação independente da Technomar. O simulador tem a finalidade de trazer para as empresas associadas, a facilidade de acesso a esse tipo de ferramenta, já que a APL surge com a proposta de trazer tecnologia e desenvolvimento para as empresas associadas ao Polo Naval, e ao setor eólico.

Simulador

A estrutura do simulador é imersiva, sendo o painel de controle tal qual uma cabine de comando de navio, cercado por telões que simulam diferentes cenários, como diferentes tipos de embarcação e os instrumentos específicos que possam haver, condições climáticas adversas, reproduzindo em alta definição condições de visibilidade, barulho do vento e o movimento da embarcação. Tudo para gerar uma experiência mais próxima possível da factual, no sentido de determinar as condições ideais de navegação para o sucesso das manobras. No caso da plataforma P-66, os parâmetros de 15 nós de vento e um nó de corrente foram estipulados como ideais para a manobra, tendo sido monitoradas as condições climáticas até que se atingissem esses números.

A praticagem do Porto de Rio Grande é associada ai APL e também presta apoio na validação das calibragens do código que simula as condições de navegabilidade, para assim oferecer experiências de treinamento acuradas, garantindo segurança nas operações. Felipe Mazetti, coordenador da Technomar, conta que a primeira versão do cenário do simulador não mostrava uma torre de transmissão, elemento real que não constava nas cartas náuticas e que a praticagem usa como referência, e a sua inclusão contribuiu para aprimorar o sistema.

A Technomar é uma empresa de São Paulo que desenvolveu o código do simulador e o hardware, e trouxe para Rio Grande. A tecnologia desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) já existe há nove anos, e em Rio Grande desde o início de 2016. O contrato foi firmado através de licitação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Inovação (AGDI), do governo do Estado, que disponibilizava verba para desenvolvimento tecnológico. O simulador teve um custo de aproximadamente R$1 milhão. Daniel Tavares, o coordenador da APL, disse que a extinção de tal agência devido a situação econômica do RS está dificultando o pagamento da segunda parte da licitação, portanto a inauguração comercial do simulador irá garantir a governança da APL e a continuidade dos benefícios aos mais de 100 associados, que poderão utilizar o equipamento.

O simulador se presta a dois propósitos, um comercial e um acadêmico. Por um lado, o simulador deverá trazer desenvolvimento comercial, ao trazer ganhos para toda a comunidade do polo naval, e por outro, o simulador está na FURG justamente para que também os alunos possam se inserir nesse meio e desenvolver dissertações e teses que venham a aprimorar os usos do simulador e gerar conhecimento especializado.

Apesar de toda tecnologia de processamento de dados para rodar aplicações como essa, alguns fenômenos ainda carecem de ser bem representados. Nesse sentido será de grande importância a pesquisa desenvolvida pela universidade, explica Fernando Penteado, engenheiro naval. O simulador de navegação da FURG é composto por um cluster de quatro máquinas de processamento operando para dar suporte às placas de vídeo funcionarem em sincronicidade, sem travas, mais a máquina dos cálculos da dinâmica e a máquina do instrutor, resultando em um ambiente imersivo, idêntico a uma cabine de comando.

 

Fotos: Daniel Corrêa - Secom

 

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