Médico Antônio Sparvoli lança livro sobre a história da Medicina

Assessoria de Comunicação HU-FURG/Ebserh

Na noite de terça-feira (17), diversas autoridades, profissionais e acadêmicos da área da saúde, além de amigos e convidados prestigiaram o lançamento do livro “Da Mandrágora à Penicilina: A Extraordinária Revolução da Medicina Científica – 1800-1920”, de autoria do médico gastroenterologista e professor da Faculdade de Medicina (Famed-FURG) Antônio Cardoso Sparvoli. A solenidade foi realizada no anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, e iniciou com uma aula de história da Medicina, intitulada “Quando a milenar arte de curar encontrou a ciência”.

O médico ressaltou aspectos marcantes e enfatizou o papel desempenhado por figuras históricas e ilustres ao longo dos séculos XVI a XX. Através de pinturas renomadas e de fotografias consagradas, foi possível perceber a evolução da Medicina, descobertas anatômicas, desenvolvimento da anestesia e outros medicamentos, bem como outras criações que revolucionaram a própria história da humanidade. Ao final da palestra, os presentes foram surpreendidos com o anúncio do segundo livro, desta vez sobre a história da Medicina no Brasil e que será lançado no próximo ano, com destaque para o médico rio-grandino Augusto Duprat.

Na sequência, o diretor da Famed, Obirajara Rodrigues, parabenizou Sparvoli pela obra e destacou que o médico é um “grande filósofo e apreciador da história”. O reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo, saudou as autoridades e todos os presentes, de modo especial Antônio Sparvoli, a quem felicitou pela autoria do livro e pela aula dada. O reitor lembrou que “Sparvoli sempre demonstrou habilidade com as palavras”. Após os discursos, foi realizada a sessão de autógrafos.

Antônio Cardoso Sparvoli nasceu em Rio Grande/RS, é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde é professor titular. O médico é especialista em Gastroenterologia e atua no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Fotos: arquivo Secom

 

Galeria

Assunto: Arquivo