Ministro da Educação aprova demandas de custeio e capital dos Laboratórios de Ensino Flutuantes

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral Dias, apresentou ao ministro da Educação, Mendonça Filho, o estudo que levou à construção dos Laboratórios de Ensino Flutuantes, navios Ciências do Mar I, II, III e IV. A audiência ocorreu na tarde desta quarta-feira, 23 e foram apresentadas as demandas de custeio e capital para conclusão da construção dos navios e manutenção dos cruzeiros a serem realizados. O ministro reconheceu a importância dos laboratórios e garantiu a liberação das demandas apresentadas. 

A audiência teve a participação do vice-presidente da Andifes, reitor José Arimateia Dantas Lopes (UFPI), da reitora Nair Portela Silva Coutinho (UFMA), do reitor Reinaldo Centoducatte (Ufes), da vice-reitora Florisbela de Arruda Camara e Siqueira Campos (UFPE), do pró-reitor de Planejamento e Administração da FURG Mozart Tavares Martins Filho e da assessora de Orçamento do Maranhão Rosária de Fátima Silva, além do deputado Juscelino Filho.

Em sua fala ao ministro, a reitora Cleuza ressaltou a relevância dos laboratórios para a formação dos estudantes dos cursos das áreas das ciências do mar e para o desenvolvimento da pesquisa. "É um avanço, um marco para o ensino e a pesquisa na área de ciências do mar, para todas as universidades brasileiras". Destacou também a atuação da FURG nesta área, pela experiência com o navio Atlântico Sul, que contribui há 39 anos com a pesquisa na área.

CIÊNCIAS DO MAR I – O primeiro dos quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes, Ciências do Mar I, chegou ao Porto Histórico do Rio Grande em 29 de julho e será oficialmente inaugurado na próxima quarta-feira, 30. A cerimônia terá presenças de vários reitores e outras autoridades.

 

Assunto: Arquivo