Cenpre recebe Voto de Louvor na Câmara de Vereadores

Reitora argumentou que esse é apenas um dos projetos que a FURG oferece para atender as demandas da comunidade

Foto: Divulgação

O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre) da FURG recebeu homenagem da Câmara Municipal pela passagem dos seus 30 anos. O voto de louvor foi proposto pelo vereador Rafa Ceroni (Cidadania).

O vereador falou sobre a importância de dar publicidade a políticas públicas da magnitude do Cenpre, que impactam na qualidade de vida da população. Ceroni trouxe um breve histórico sobre o trabalho realizado pelo Cenpre e ressaltou o privilégio que sentiu ao propor essa homenagem e explicou que conheceu essa política por meio de sua mãe. Por fim, desejou sucesso, coragem e força aos servidores para dar seguimento ao trabalho.

A coordenadora do Cenpre, Ana Baisch, agradeceu pelo reconhecimento do legislativo e também pela confiança depositada no Centro por pacientes e familiares. Ela explicou a importante parceria com o Hospital Universitário, onde está localizada a sede do Cenpre.

Além de fazer referência à história de fundação do projeto extensionista, a coordenadora explicou as ações desenvolvidas hoje. O Cenpre desenvolve atendimento individual aos dependentes, atendimentos terapêuticos em grupo para pacientes e familiares, formação de recursos humanos, atividades de ensino de graduação e pós-graduação, cursos de capacitação profissional, trabalho nas escolas e pesquisas científicas para subsidiar as intervenções. Ana também salientou o início recente de uma cooperação internacional de profissionais do Cenpre com o centro de cuidados, acompanhamento e prevenção em adictologia no Centro Hospitalar Santa Ana, em Paris.

Segundo a professora, o Cenpre é um grupo que acolhe pessoas, visando prevenir e tratar de transtornos relacionados ao uso de substâncias químicas. Atua junto à comunidade e serve como referência e apoio a outras iniciativas.

Na oportunidade, a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, enfatizou que o trabalho só existe pela dedicação da equipe. Ela também lembrou os professores Fernando e Eli Amarante, idealizadores do Cenpre.

Cleuza argumentou que esse é apenas um dos projetos que a FURG oferece para atender as demandas da comunidade. Ela agradeceu à Câmara por homenagear as ações da universidade. E ainda, afirmou que o Cenpre representa a instituição de ensino no cenário nacional e internacional.

Representando o executivo municipal, a chefe do Gabinete de Programas e Projetos Especiais Darlene Pereira disse que o Cenpre é um modelo de parceria com a prefeitura e que serviu como inspiração para a construção da Coordenadoria Municipal de Políticas sobre Drogas. Darlene, que é oriunda da FURG, contou que fez parte do grupo que deu início ao Cenpre e disse que o trabalho é fruto do esforço diário de servidores e de voluntários.

Carla Amorim, representante da Pró-reitora de Extensão e Cultura, disse que se orgulha de ser testemunha da homenagem e do trabalho desenvolvido pelo Cenpre, responsável por ter a ensinado a fazer extensão.

Acompanhado de seus pais, o vereador Rafa Ceroni fez a entrega da honraria à coordenadora do Centro.

A cerimônia de voto de louvor foi conduzida pelo vereador Edson Lopes (PT) e contou com a presença dos parlamentares Professora Denise Marques (PT) e André Lemes (PT).

 

 

Galería

Coordenadora do Centro relembrou trajetória e mencionou as diversas frentes de ação do Cenpre

Divulgação