BIBLIOTECA

SIB lança listagens de bases de dados de acesso

Material disponibilizado é voltado a TAEs, docentes e discentes e também à comunidade externa

Uma das principais narrativas da ciência na atualidade é tornar universal o acesso a dados de pesquisa, sobretudo aquela financiada com recursos públicos. Esta motivação comum está na base do movimento pelo acesso aberto à informação científica, iniciado no final dos anos 1990. Com essa filosofia em mente, o Sistema de Bibliotecas (SIB) lançou uma listagem de bases de dados de acesso e outras que são de acesso restrito a técnico-administrativos em educação (TAEs), docentes e discentes da FURG.

São mais de 30 bases divididas em áreas do conhecimento e que contêm plataformas de e-books, artigos, teses, dissertações e outro materiais que poderão auxiliar os usuários no acesso à informação neste período. A listagem é única, sendo dividida em bases com acesso temporário e as que são divididas pelas grandes áreas do conhecimento. O link de acesso é este.

O diretor do SIB, Clériston Ramos, explica que as bases de acesso aberto podem ser acessadas por todos, inclusive a comunidade externa. "As listas que possuem alguma restrição na própria base têm descrição própria. Por exemplo: o portal de periódicos Capes (multidisciplinar) é restrito e pode ser acessado por quem possui matrícula ou Siape pela FURG", afirma.

A professora Angélica Miranda, do curso de Biblioteconomia, falou sobre bibliotecas digitais e outros assuntos relacionados durante recente live do AVA Formação. "Estamos vivendo um momento ímpar na história, e é importante compartilhar conhecimento para responder questões emergentes e globais", disse ela. "Estamos trabalhando para que os estudos financiados com recursos públicos estejam disponíveis para a sociedade", completou a professora.

No site, é possível verificar os números atuais do material reunido. Confira abaixo:

Bases de Acesso Temporário - 19 acessos
Multidisciplinares - 366 acessos
Ciências da Saúde - 54 acessos
Ciências Agrárias - 23 acessos
Ciências Sociais Aplicadas - 35 acessos
Ciências Humanas - 33 acessos
Linguística, Letras e Artes - 29 acessos

Mais informações podem ser obtidas acessando o vídeo abaixo:

O que são bases de dados?
Coleções eletrônicas que armazenam grandes quantidades de informação, organizadas de forma estruturada possibilitando a consulta rápida e facilitada a diversos documentos.
As bases de dados reúnem revistas científicas, que disponibilizam acesso a artigos, referências, vídeos, entre outros. Algumas bases de dados são multidisciplinares (englobam várias áreas do conhecimento) e outras podem ser específicas.