Agenda

2019

Miércoles

27 de Marzo

  • 27/03/2019

    Defesa "Estabilidade e aplicação de protease P45 na hidrólise proteica de plasma de sangue bovino"

    A defesa do trabalho "Estabilidade e aplicação de protease P45 na hidrólise proteica de plasma de sangue bovino", desenvolvido pela discente Thais de Matos de Borba, no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, acontece no dia 27 de março, às 08h30. O trabalho é orientado pela professora Susana Juliano Kalil e terá como banca avaliadora os professores Adriano Brandelli (UFRGS), Carlos André Veiga Burkert (FURG), Susan Hartwig Duarte (FURG) e Luisa Sala (FURG).

    Local: Auditório da EQA, Campus Carreiros
  • 27/03/2019

    Defesa "Precipitação em Rio Grande (1913-2016): Análise/Descritiva e da Variabilidade"

    A defesa da dissertação "Precipitação em Rio Grande (1913-2016): Análise/Descritiva e da Variabilidade" da aluna Tamires da Rosa Silva, com orientação do professor Éder Leandro Bayer Maier, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, será no dia 27 de março, às 10h. Participam da banca examinadora os professores Eliana Veleda Klering (FURG), Débora de Souza Simões (UFPEL) e Simoes Emiko Sato (FURG).

    Local: Sala 4201, pavilhão 4, Campus Carreiros
  • 27/03/2019

    Defesa “Estudo da cinética de secagem de sementes em camada delgada e sua relação com o comportamento da temperatura e pressão durante o processo em leito fluidizado”

    A defesa do trabalho “Estudo da cinética de secagem de sementes em camada delgada e sua relação com o comportamento da temperatura e pressão durante o processo em leito fluidizado”, desenvolvido pela discente Gabriela Saldanha Soares, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, acontece no dia 27 de março, às 14h. O trabalho é orientado pelo professor Carlos Alberto Severo Felipe e terá como banca avaliadora os professores Luiz Antonio de Almeida Pinto (FURG), Christiane Saraiva Ogrodowski (FURG) e Carlos Alexandre Moreira da Silva (Unifesp).

    Local: Sala de seminários da EQA, Campus Carreiros
  • 27/03/2019

    Defesa “Contribuições para o ensino contábil brasileiro no século XIX na perspectiva de um dos primeiros fazendários do país: uma análise das obras de Sebastião Ferreira Soares (1820-1887)”

    A defesa do trabalho “Contribuições para o ensino contábil brasileiro no século XIX na perspectiva de um dos primeiros fazendários do país: uma análise das obras de Sebastião Ferreira Soares (1820-1887)”, desenvolvido pela discente Carla Milena Gonçalves Fernandes, no Programa de Pós-graduação em Contabilidade, acontece no dia 27 de março, às 14h. O trabalho é orientado pelo professor Marco Aurélio Gomes Barbosa e terá como banca avaliadora os professores Alexandre Costa Quintana (FURG) e Ernani Ott (Unisinos).

    Local: Miniauditório Prof. Leon Coutelle Filho, Iceac, Campus Carreiros
  • 27/03/2019

    Defesa "Caracterização da Suscetibilidade ao processo de Progradação e Retrogradação no Entorno da cidade do Rio Grande, RS, com uso de Geotecnologias"

    A defesa da dissertação "Caracterização da Suscetibilidade ao processo de Progradação e Retrogradação no Entorno da cidade do Rio Grande, RS, com uso de Geotecnologias" da aluna Thais Ferreira da Conceição com orientação do professor Miguel da Guia Albuquerque, do Programa de Pós-graduação em Geografia, será no dia 27 de março, às 14h. Participam da banca examinadora os professores Angélica Cirolini (UFPEL), Jean Marcel de Almeida Espinoza (IFRS), Ulisses Rocha de Oliveira (FURG) e Éder Leandro Bayer Maier (FURG).

    Local: Sala 2101, Pavilhão 2, Campus Carreiros
  • 27/03/2019

    Defesa "Turismo como Prática Pedagógica no Ensino de História Local nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS"

    A defesa da dissertação "Turismo como Prática Pedagógica no Ensino de História Local nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS” da aluna Érica Souza Ramos, com orientação da professora Rita de Cássia Grecco dos Santos, do Programa de Pós-graduação em História, será no dia 27 de março, às 14h30. Participam da banca examinadora os professores Adriana Kivanski de Senna (FURG), Maristani Polidori Zamperetti (UFPEL) e Rogério Piva da Silva (FURG).

    Local: Sala 2211, Pavilhão 2, Campus Carreiros
  • 27/03/2019

    Defesa “Otimização geométrica em problemas de transferência de calor com a teoria construtal e inteligência computacional”

    A defesa do trabalho “Otimização geométrica em problemas de transferência de calor com a teoria construtal e inteligência computacional”, desenvolvido pelo discente Gill Velleda Gonzales, no Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional, acontece no dia 27 de março, às 15h20. O trabalho é orientado pelo professor Elizaldo Domingues dos Santos e terá como banca avaliadora os professores Antônio José da Silva Neto (UERJ), Emanuel da Silva Diaz Estrada (FURG) e Gustavo Mendes Platt (FURG).

    Local: Auditório da Escola de Engenharia, Campus Carreiros
  • 27/03/2019
    19h30

    Palestra Ecossistemas de Inovação: caminho para o desenvolvimento

    Rio Grande recebe, na quarta-feira, 27, o espanhol Josep Piqué para a palestra Ecossistemas de Inovação: caminho para o desenvolvimento. Promovida pela FURG, por meio de seu Parque Tecnológico (Oceantec) e sua incubadora de empresas (Innovatio), a palestra busca envolver empresários do município para discutir inovação e desenvolvimento. 

    Engenheiro, Piqué é uma referência no desenvolvimento de cidades por meio da inovação. Ele esteve à frente do projeto 22@, em Barcelona, que revitalizou uma área industrial, transformando-a num distrito de inovação. Também foi consultor para a geração de pactos pela inovação em Medellín, na Colômbia. No Brasil, atuou como consultor em Santa Catarina e, no Rio Grande do Sul, é o responsável pela execução do Pacto Alegre, como foi denominado o pacto pela inovação na capital do Estado, lançado no ano passado, a partir da parceria entre universidades, poder público e empresas.

    O evento inicia às 19h30 e é aberto à comunidade em geral, sem necessidade de inscrições prévias.

    Local: Auditório do CCMar (Rua Visconde de Paranaguá, 24, Centro, Rio Grande)