PESQUISA

Autoavaliação Institucional inicia nesta segunda-feira, 31

Comunidade universitária pode contribuir para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional

Inicia nesta segunda-feira, 31, a Autoavaliação Institucional. Estudantes de todos os cursos da graduação e pós-graduação, presenciais e EaD, técnico-administrativos em educação, professores e tutores, têm até o dia 27 de novembro para contribuir com a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o período de 2024/2028.

Notícias Relacionadas
A comunidade universitária responderá em média a 80 questões específicas para cada segmento, que deve ser respondido do início ao fim, através do site Consultas FURG. A pesquisa é feita pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), através da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad).

Com o objetivo de embasar as ações da universidade para os próximos cinco anos, o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Nery, menciona a importância da participação da comunidade, “o processo avaliativo é extremamente necessário para refletir a opinião da comunidade universitária. As ações da FURG são orientadas pelo seu PDI. Uma universidade pública, gratuita, com cada vez mais qualidade e que espelhe o desejo da sua comunidade só é possível com a participação efetiva de todos (estudantes, técnico- administrativos em educação, tutores e docentes) nos processos de avaliação e de planejamento. Quando percebemos fragilidades apontadas pela autoavaliação, a universidade consegue planejar adequadamente para tentar solucionar os problemas apontados ou amenizar essas fragilidades, como também para reforçar as nossas potencialidades”.

Para o reitor da FURG, Danilo Giroldo, a pesquisa de Autoavaliação Institucional é fundamental para que a comunidade universitária participe de forma efetiva no processo de planejamento da FURG, contribuindo com um diagnóstico assertivo em relação ao funcionamento e às estruturas institucionais, com intuito de aperfeiçoá-los. “A autoavaliação é a base do processo de planejamento participativo da FURG. Quanto mais abrangente e capilarizada for a participação da comunidade, mais preciso será o Plano de Desenvolvimento Institucional para refletir as necessidades e demandas de aprimoramento contínuo da FURG.”

Os resultados da pesquisa de opinião depois de processados, inicialmente, pela DAI ficarão disponíveis no site da Avaliação Institucional. Além disso, os diferentes gestores da universidade receberão os dados para que eles sejam discutidos nas unidades acadêmicas e administrativas. Em cada setor, a pesquisa servirá para o planejamento e a organização de seminários internos para avaliação da unidade, que proporá alterações nos objetivos e estratégias do atual PDI. Essas análises serão discutidas no Congresso de Autoavaliação a ser realizado em junho de 2023. Os apontamentos do Congresso subsidiarão o Comitê Assessor de Planejamento da Proplad para a construção da proposta de um novo PDI a ser submetido até o final do ano de 2023 ao Conselho Universitário (Consun).